Dissertação

{pt_PT=Espaços expositivos em formato digital: a presença da arquitectura de museus nas Colecções Europeana} {} EVALUATED

{pt=Desde o final do século XX, tem-se assistido a uma crescente disseminação das tecnologias digitais, com impacto não só no quotidiano das comunidades, mas também nos espaços museológicos. A digitalização dos acervos de instituições culturais e a globalização da Internet permitiram aos museus disponibilizar as suas coleções nos websites oficiais. Estas plataformas, conjuntamente com as redes sociais, tornaram-se num dos principais canais de divulgação e comunicação com o público, que assume cada vez mais um papel participativo. Paralelamente, no início do milénio, assistiu-se ao desenvolvimento de plataformas transnacionais para a divulgação do património cultural, destacando-se a Europeana que, atualmente, disponibiliza mais de 54 milhões de objetos digitais correspondentes a fotografias, obras de arte, artefactos, vídeos, textos, áudios e modelos 3D provenientes de mais de 3700 instituições culturais. Este imenso arquivo online tem-se distinguido, sobretudo, por reunir reproduções de obras pertencentes a instituições museológicas de referência. Menos numerosa, e também menos estudada, tem sido a documentação visual referente à arquitetura desses e de outros museus europeus. A presente dissertação pretende, assim, investigar o potencial de comunicação da arquitetura de museus nas Coleções Europeana, realizando um levantamento e uma leitura crítica dos conteúdos relacionados com edifícios de museus que se encontram disponíveis na plataforma. Neste contexto, o Museu do Prado é analisado como caso de estudo, pela diversidade e relevância de conteúdos relacionados com o seu edifício., en=Since the end of the 20th century, the world has witnessed the rising dissemination of digital technologies, impacting the communities’ daily lives, as well as museum spaces. The digitalisation of cultural institution’s collections and the globalisation of the Internet allowed museums to make their collections available on official websites. These new platforms, alongside with social networks, have become one of the main channels for dissemination and communication with the public, which has been increasingly assuming a participatory role. At the same time, the beginning of the millennium witnessed the development of transnational platforms used for promoting cultural heritage, such as Europeana which currently provides more than 54 million digital objects, including photographs, artworks, artefacts, videos, texts, audio recordings and 3D models from over 3700 cultural institutions. This extensive online archive has distinguished itself, namely by gathering reproductions of artworks from prestigious museums. Less numerous, as well as less studied, has been the visual documentation concerning the architecture of those and other European museums. Therefore, the present dissertation aims to investigate the communication potential of museum architecture in Europeana Collections through the identification and critical reading of the content related to museum buildings available in the platform. Thus, the Prado Museum is analysed as a case study, because of the diversity and relevance of the contents related to its building.}
{pt=arquitetura de museus, transformação digital, Europeana, arquivos online, en=museum architecture, digital transformation, Europeana, online databases}

novembro 29, 2022, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Helena Silva Barranha Gomes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar