Dissertação

{pt_PT=O projeto da Rede Ciclável no Plano Diretor Municipal do Concelho de Oeiras: o seu papel para a mobilidade da população escolar} {} EVALUATED

{pt=Nos dias de hoje, está assente na sociedade a necessidade de combater as alterações climáticas. Posto isto e sabendo que o setor dos transportes é dos que mais contribui para a pressão ambiental, é necessário adotar uma mobilidade mais sustentável. Embora sejam reconhecidas as vantagens de adotar a bicicleta, esta não é utilizada por todos, uma vez que não é uma prática incutida na sociedade, por isso, é necessário promover uma nova cultura de meios de deslocação junto dos mais novos. O presente estudo tem como objetivos: avaliar o potencial ciclável da rede viária envolvente às escolas do município de Oeiras, através de um conjunto de elementos de planeamento da rede ciclável e de decisão de escolha de rota por parte dos utilizadores; e avaliar a cobertura da rede ciclável atual, projetada e potencial tendo por base o percurso Casa-Escola dos estudantes. Para obter os resultados, foram utilizados métodos de análise em SIG, onde foi utilizada a ferramenta network analyst. Os dados utilizados foram disponibilizados pela Câmara Municipal de Oeiras, retirados do INE e recolhidos de forma direta através de inquéritos. Ao juntar a rede ciclável projetada para o município com a proposta apresentada no presente estudo, conclui-se que mais de 41% dos alunos está coberto pela rede ciclável e que há uma consciencialização por parte da população escolar, uma vez que 95,9% da amostra da população potencial real estaria disposta a utilizar este modo de transporte., en=Society needs to fight climate change. Knowing that the transport sector is one of the biggest contributors to environmental pressure, it is necessary to adopt more sustainable mobility, shifting away from pollutant modes. Although the advantages of cycling are recognized, it is not used by everyone, and its promotion among the youngest is necessary. The present research aims to evaluate the cycling potential of the road network surrounding the schools in the municipality of Oeiras, through a set of elements for planning the cycling network and the decision of route choice by users; and to assess the coverage of the current, projected, and potential cycling network based on the students' Home-School route. GIS analysis methods were used to do this analysis, and the network analyst tool was used. Different datasets were used: road network and school data from the Municipality of Oeiras, mobility survey and census data from the national statistics, and a survey data collection. With both the cycling network planed for the municipality and the proposal presented in the present study, it is concluded that more than 41% of students’ commuting trips are covered by the cycling network and, since 95.9% of the actual potential population would be willing to use this transport mode, it can be concluded that the school population is already aware and conscientious to uptake cycling.}
{pt=Mobilidade Ativa, Mobilidade Ciclável, Rede Ciclável, População Escolar, Análise de Rede, en=Active Mobility, Cycling Mobility, Cycling Network, School Population, Network Analysis.}

janeiro 10, 2023, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Nuno Manuel Sessarego Marques da Costa

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

Professor Associado

ORIENTADOR

Rosa Melo Félix

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado