Dissertação

{pt_PT=The influence of train traffic on rock slope stability: A dynamic approach } {} EVALUATED

{pt=A Bulgária tem uma localização estratégica, pois possui a única ferrovia que liga a União Europeia à Turquia. Nos últimos anos, a intensa renovação das ferrovias permite maior velocidade de circulação das composições. Como resultado, poderão surgir problemas de estabilidade dos taludes próximos das ferrovias, os quais ficarão sujeitos a maiores solicitações dinâmicas resultantes da circulação das composições ferroviárias a maior velocidade. A análise do problema de estabilidade dos taludes rochosos da linha férrea da Beira Alta é um estudo de caso no qual se pode examinar como os comboios influenciam a estabilidade dos taludes próximos. O presente trabalho tem como objetivo discutir e comparar resultados de análises de estabilidade de taludes utilizando o método cinemático de Markland, fórmulas do método de equilíbrio limite e o programa SWedge para análise estática. O método dos elementos finitos é aplicado à análise estática e dinâmica com o software RS2 (Rocscience). A análise dinâmica inclui a modelação das vibrações nos terrenos induzidas pelo tráfego ferroviário e a construção de uma trincheira como medida de mitigação. O trabalho sugere a comparação entre os diferentes métodos usados para estimar o fator de segurança estático. A análise dinâmica mostra que há uma influência da estabilidade do talude da rocha quando uma solicitação dinâmica induzida pela circulação de composições ferroviárias é considerada. A medida de mitigação de uma trincheira aberta reduz as vibrações do solo em até 30% na direção horizontal e até 40% na direção vertical. , en=Bulgaria has a strategic geoeconomical location, as it has the only railway connecting the European Union and Turkey. In the last years railways are being renewed, so they could allow higher train speed. However, the rails are designed for higher speeds than the trains can reach. With the future replacement of the older trains with new faster ones, problem of stability of the nearby slopes that have not been subjected to the vibrations of trains with the new higher speeds will arise. Analyzing the problem of stability of rock slopes in the Beira Alta railway line (Portugal) after modernization is a case study on which it can be examined how trains influence the stability of the nearby slopes. The present work aims to discuss and compare results of slope stability analysis using various methods. Static stability analysis is made using kinematic method of Markland, limit equilibrium method formulas and program SWedge. Finite element method is applied to static and dynamic analysis with software RS2 (Rocscience) for 2-dimensional modelling. The dynamic analysis includes modelling the railway-induced ground vibrations and constructing a trench as a mitigation measure. The work suggests comparison between the different methods used for estimating the static safety factor. The dynamic analysis performed shows that there is an influence of the rock slope stability when a dynamic loading of a train-induced ground vibration is introduced. The mitigation measure of an open trench reduces the ground vibrations up to 30% in horizontal and up to 40% in vertical direction.}
{pt=estabilidade de taludes de rocha, vibração do solo induzida por ferrovia, factor de segurança, mitigação de vibração do solo, método cinemático de Markland, FEM, en=rock slope stability, railway-induced ground vibration, safety factor, ground vibration mitigation, kinematic method of Markland, FEM}

novembro 18, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Gustavo André Paneiro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar