Dissertação

{pt_PT=Modelação numérica do comportamento das camadas de pavimentos rodoviários constituídas por solos tratados com cimento } {} EVALUATED

{pt=A presente dissertação tem o objetivo principal de analisar a influência do fenómeno do fendilhamento de camadas de solo-cimento e da sua reflexão nas camadas superiores em misturas betuminosas no comportamento estrutural global de pavimentos semirrígidos rodoviários. Com essa finalidade, procedeu-se à modelação numérica por elementos finitos de pavimentos adotando dois tipos de estruturas em função da espessura das camadas betuminosas. A modelação foi realizada com o programa de elementos finitos ADINA, em condições 2D e 3D, e permitiu analisar os estados de tensão e deformação relativamente aos critérios de ruína habitualmente considerados neste tipo de pavimentos: fadiga nas camadas betuminosas; fadiga na camada de solo-cimento; e deformação permanente na fundação. Foi possível concluir que a deformabilidade das camadas do pavimento influencia sobretudo a deformação permanente na fundação. O estudo de linhas de influência devido à passagem de carga móvel no pavimento semirrígido permitiu concluir que é na zona próxima da fenda que o comportamento estrutural do pavimento é mais influenciado devido à existência de fendilhamento na camada de solo-cimento e sua reflexão nas camadas betuminosas superiores., en=The dissertation has the main objective to analyse the influence of cracking of soil-cement layers and its reflection on the upper layers in bituminous mixtures in the overall structural behaviour of semi-rigid road pavements. For this purpose, the finite element numerical modelling of pavements was carried out adopting two types of structures as a function of the thickness of the bituminous layers. The modelling was performed with the ADINA finite element program, under 2D and 3D conditions, and it was possible to analyse the stresses and strains related to the criteria design commonly used in this type of pavement: fatigue in the bituminous layers; fatigue in the soil-cement layer; and permanent deformation in the subgrade soil. It was concluded that the stiffness of the pavement layers mainly influences the permanent deformation in the foundation. The study of influence lines due to the passage of a moving load in the semi-rigid pavement allows to conclude that it is in the area close to cracking that the structural behaviour of the pavement is most influenced by cracking of the soil-cement layer and its reflection in the bituminous layers.}
{pt=pavimento rodoviário, solo-cimento, modelação numérica, ADINA, fendilhamento, en=road pavement, soil-cement, numerical modeling, ADINA, cracking}

Outubro 22, 2019, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Manuel Soares dos Santos Castro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar