Dissertação

{en_GB=European traffic on road bridges and recalibration of damage equivalence factor for fatigue verification} {} EVALUATED

{pt=A evolução do tráfego rodoviário europeu, juntamente com a actualização dos Eurocódigos (CEN250 project 2nd Eurocode generation), representa uma oportunidade para aperfeiçoar o método de verificação à fadiga (conhecido como o método lambda) para as pontes rodoviárias. Este trabalho de tese centra-se no desenvolvimento de novas curvas do factor de dano λ1 associado ao tráfego rodoviário, os quais demonstraram de ter bastantes limitações, seja devido às limitações e inconsistências dos modelos utilizados para o seu desenvolvimento, como pela deficiente correspondência entre os resultados obtidos com os modelos mais recentes e as atuais curvas normativas. O objectivo desta tese consiste assim em modelar o comportamento estrutural de tabuleiros metálicos de pontes com diferentes sistemas estáticos à fadiga e obter o dano associado o mais próximo possível com a realidade, introduzindo diferentes parâmetros que nos modelos numéricos anteriores não eram considerados, entre os quais a passagem de múltiplos veículos em simultâneo, a consideração do tráfego congestionado e dos vários eixos dos veículos. O desenvolvimento das novas curvas λ1 propostas introduz novos parâmetros, que permitem modelar o tráfego “real” da forma mais evoluída e detalhada, e simplifica a forma como se analisa a estrutura à fadiga aplicando o método dos coeficientes λ, propondo-se a sua consideração para actualizar as curvas λ1 presentes no EN 1993-2., en=The evolution of European traffic, combined with the current works of revision of the Eurocodes (CEN250 project 2nd Eurocode generation), represents an opportunity to improve the simplified method for fatigue checks (also known as the lambda method) for road bridges. This thesis is focused in particular on the development of the factor for the damage effect of highway traffic λ1 curves, which suffers unresolved inconsistencies and gaps regarding the types of models that have been used to obtain them, and for the total lack of correspondence between the results obtained with more recent models and the current curves present in the European Standard. The objective of this thesis is therefore to model the structural fatigue behaviour of steel bridge decks with different static systems and to obtain results as similar as possible to reality by introducing different parameters that were not present in the previous simulations, including the passage of multiple vehicles at the same time, the congested traffic and the division of vehicles into axles. This approach to the development of the new λ1 curves introduces new parameters, modelling the “real” traffic in the most advanced and detailed way performed so far and simplifies the analysis of the structure to fatigue using the λ method. That may be taken into consideration to update the current λ1 curves from EN 1993-2.}
{pt=Verificação à fadiga, factor lambda, tráfego europeu, pontes rodoviárias, pontes de tirantes, dimensionamento de estruturas metálicas., en=Fatigue design, lambda factor, European traffic, highway bridges, cable-stayed bridges, structural steel design.}

Julho 1, 2019, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Alain Nussbaumer

EPFL - Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne

Professor Adjunto