Dissertação

{pt_PT=Quadro de referência de avaliação de desempenho das cadeias de transporte: Caso de estudo Porto de Sines e a Janela Única Logística (JUL)} {} EVALUATED

{pt=O transporte intermodal serve-se da mesma unidade de carga padronizada e de forma integrada combina os vários modos de transporte, de forma a vencer distâncias intercontinentais. O surgimento do contentor em conjunto com os sistemas de informação foram os grandes potenciadores do comércio mundial. Assim, com o recurso a contentores foi possível agilizar os procedimentos entre modos de transporte. Como consequência, foram conseguidos menores tempos nas trocas modais e menor frequência de ocorrência de danos, roubos e perdas durante os serviços de transporte e estadias em terminais. No entanto, inerente à quantidade de intervenientes envolvidos, é exigida uma maior coordenação e maior sentido de responsabilidade. Neste sentido, considerou-se importante definir um quadro de referência capaz de avaliar o desempenho de cadeias de transporte intermodais, assente nos dados disponíveis no Port Community System (PCS) – Janela Única Logística (JUL). De forma a atingir o objetivo realizou-se uma revisão de literatura relativa a cadeias de transporte intermodal e a importância da informação, bem como uma vasta pesquisa sobre indicadores de desempenho, primeiramente com indicadores com aplicação em toda a cadeia e de seguida especificando o estudo a algumas atividades que têm impacto direto na mesma. Da parceria com a Administração do Porto de Sines resultou o acesso a informação útil, contribuindo para validar os indicadores de desempenho recolhidos na literatura. Apesar da JUL ainda não estar implementada, foi possível sugerir recomendações futuras ao nível da abrangência do sistema que consequentemente terá impacto na melhoria dos resultados que derivam dos indicadores de desempenho. , en=Intermodal transport uses the same standardized cargo unit and seamlessly combines the various modes of transport to overcome intercontinental distances. The emergence of the container together with information systems were the great drivers of world trade. With the use containers and because of that, it was possible to streamline the procedures between different means of transport. As a result, less time in terminals during shuttle exchanges, less damages, theft and loss during transportation service and shorter stays in terminals. However, due to the number of people involved, greater coordination and a better sense of responsibility are required. In this sense, it was important to establish a framework able to evaluate the performance of intermodal chains, based on the data available on the Port Community System (PCS) – Janela Única Logística (JUL). In order to achieve the goal, it was done a bibliography review about intermodal transportation chains and the importance of communication. It was done an extensive research about performance indicators, first on indicators with application throughout the chain and then specifying the study to some activities that have a direct impact on it. The partnership with the Port of Sines Administration resulted in the access to useful information, contributing to validate the data about bibliography performance indicators. Despite the JUL has not yet been implemented, it was possible to suggest future recommendations regarding the coverage of the system, which consequently will have an impact on the improvement of the results obtained from the performance indicators. }
{pt=Cadeias de transporte intermodal, Indicadores de desempenho, Quadro de Referência, Janela Única Logística., en=Intermodal Transportation Chains, Performance Indicator, Framework, Logistics Single Window.}

Dezembro 2, 2019, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado