Dissertação

{pt_PT=Contribuição para o estudo de segurança de peões e utilizadores de modos ativos com a introdução de trotinetes e bicicletas elétricas} {} EVALUATED

{pt=Nesta dissertação é realizada uma avaliação sobre as implicações geradas pela entrada na oferta da mobilidade em meio urbano de veículos com modos semi-ativos como trotinetes elétricas ou bicicletas elétricas. Estas implicações avaliadas são, sobretudo, referentes a acidentes que envolvam peões ou utilizadores de veículos com modos ativos, com especial atenção para os que ocorram em intersecções. A avaliação divide-se em duas partes, uma parte inicial que avalia o quadro de funcionamento existente, nomeadamente os fatores que geram a insegurança e possíveis soluções para aplicar em intersecções e uma segunda parte que consiste na avaliação da aplicação das soluções identificadas em dois casos da área urbana de Lisboa. Na avaliação inicial apresenta-se todos os elementos e contornos envolvidos num acidente, ou seja, são tidos em conta os veículos, os utilizadores do veículo e da via e a infraestrutura. Durante esta avaliação procura-se comparar a opinião dos utilizadores e os estudos já realizados para entender a situação atual e, por conseguinte, obter compreensão sobre os fatores predominantes nas situações de conflito. Esta abordagem permitiu definir soluções para a minimização do risco de acidente em intersecções para os utilizadores mais vulneráveis. Na avaliação final procura-se definir como aplicar as soluções apresentadas em casos de estudos reais, permitindo uma inferência simplificada sobre os aspetos que mais influência têm para a segurança dos utilizadores. Desta forma procura-se contribuir para a definição duma intervenção consistente em intersecções de carácter urbano, no sentido de minimizar o risco de acidentes para quem utiliza, objeto primeiro do estudo. , en=This dissertation evaluates the implications generated by the entry into the urban mobility offer of vehicles with semi-active modes such as electric scooters or electric bicycles. These assessed implications mainly concern accidents involving pedestrians or active mode vehicle users, with special attention to those occurring at intersections. The evaluation is divided in two parts, an initial part that assesses the current operating framework, namely the factors that generate insecurity and possible solutions to apply at intersections, and a second part which evaluates the implementation of solutions identified in two cases, from the urban area of Lisbon. The initial assessment presents all the elements and contours involved in an accident, the vehicles, vehicle users, track users and infrastructure are considered. During this evaluation we try to compare users' opinion and the studies already done to understand the current situation and, therefore, to gain understanding about the predominant factors in conflict situations. This approach made it possible to define solutions for minimizing the risk of intersection accidents for the most vulnerable users. The final evaluation seeks to define how to apply the solutions presented in real study cases, allowing a simplified inference on the aspects that have the most influence on the users safety. Thus, we seek to contribute to the definition of a consistent intervention at urban intersections, in order to minimize the risk of accidents for those who use it, the first object of the study. }
{pt=Mobilidade, Transporte, Intersecção, Ciclovia, Segurança, Veículos partilhados, en=Mobility, Transportation, Intersection, Bike path, Safety, Shared vehicles}

Novembro 13, 2019, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Luís Guilherme De Picado Santos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático