Dissertação

{pt_PT=Alocação de postos de acostagens e oleodutos: Caso de estudo Galp Energia} {} EVALUATED

{pt=Na última década verificou-se um elevado crescimento no estudo da indústria marítima e no desenvolvimento das suas operações. Contudo, verificou-se que a maioria dos estudos se centravam nas operações de terminais de contentores e de granel sólido, não focando terminais de graneis líquidos, em especial de produtos petrolíferos. O presente trabalho foca-se no Terminal de Graneis Líquidos de Sines explorado pelo grupo Galp Energia, pretendendo minimizar o tempo operacional no porto (TOP) de cada produto de forma a minimizar o número e o tempo de sobrestadias. Posto isto, desenvolveu-se um modelo MIP, implementado em GAMS, de forma a resolver a alocação dos produtos aos referidos postos de acostagem e posteriormente ao diâmetro de oleoduto, que tivesse em conta o Tempo de Bombagem do produto e minimizasse o tempo de Aguarda Atracação dos produtos ao posto. Primeiramente foi formulado o cenário real, tendo em conta o tratamento dos dados reais do terminal, de forma resolver o modelo com as restrições de postos de acostagem e dedicação de oleodutos a produtos existentes no terminal. Posteriormente pretendeu-se concluir sobre o TOP de cada produto e do terminal, sobre o impacto do re-dimensionamento dos postos de acostagem e da alteração da dedicação de oleodutos a produtos. , en=In the past decade there has been a growing focus on the study of the maritime industry, particularly in the development of its associated operations. However, it was found that the majority of the studies and methodologies were centered on the operations of containers and solid bulk terminals, and not on liquid bulk terminals, namely petroleum liquid products. The present study aims to minimize the port operational time of the vessels of each product in order to minimize the port operational time of the terminal and the number of demurrages associated. With focus on the Sines Liquid Bulk terminal a MIP formulation was developed and implemented in GAMS, in order to solve the berth and pipeline allocation problem of products, considering restrictions such as the pipeline diameter and the berth characteristics. The models consider the pumping times of the product in each pipeline and intend to minimize the waiting mooring time in the berth. Firstly, the real scenario was characterized, following the treatment of the real data of the terminal in order to solve the model with the berth restrictions and pipeline dedication of products as the terminal currently stands. In order to study the influence of berth characteristics and product dedication in pipelines possess over the port operational time, several additional scenarios were modeled.}
{pt=Tempo de Operação Portuária, Problema Alocação de Postos, MIP, Graneis Líquidos, Petróleo, en=Port Operational Time, Berth Allocation Problem, Pipeline Allocation, MIP, Liquid Bulk Terminals}

Novembro 30, 2018, 11:0

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rute Xavier de Matos Pinto Varela

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar