Dissertação

{pt_PT=Evaluation of a double roundabout: Marquês de Pombal case study} {} EVALUATED

{pt=As rotundas têm sido decisivas no planeamento de redes e reorganização do tráfego rodoviário desde o início do séc. XX, tendo sido adaptadas em várias localizações restritas para providenciar soluções pormenorizadas para cada cidade. Contudo, com cada uma destas soluções, surge uma inerente dificuldade em prever tanto o seu nível de serviço como o seu propósito do ponto de vista de performance e de adesão pelos condutores. Diferentes metodologias sobre a avaliação de rotundas surgiram nos últimos 30 anos, passando-se de uma sequência linear de tarefas para um pré-dimensionamento e determinação de uma geometria específica. Derivada do dimensionamento de rotundas surge a avaliação e recolha de dados, crucial a qualquer atividade de tráfego e, em especial, na evolução de um caso de estudo. Para rotundas, métodos específicos de recolha de informação podem ser utilizados, como captura aérea de informação ou deteção de vídeo. Embora com base em métodos estocásticos ou analíticos clássicos, a simulação de tráfego faculta uma aproximação da solução pretendida melhor adaptada ao ambiente urbano em que se insere, como uma rotunda target, flower ou turbo-rotunda. Com a variabilidade de parâmetros em busca de uma solução mais detalhada, nomeadamente sobre gap acceptance, aceleração de veículos e metodologias de car following, os resultados da micro-simulação aproximam-se cada vez mais da sua contraparte. , en=Roundabouts have been decisive in road traffic and network planning since the beginning of the 20th century and have adapted to numerous layout impositions in order to provide tailored solutions in each city. However, with each of these new layouts comes a certain difficulty in predicting both their performance levels, as well as their fit for purpose towards drivers. Also, different methodologies regarding roundabout evaluation have emerged over the last 30 years, turning the process of pre-dimensioning and figuring out if a certain layout fits from a streamlined approach into a method-based approach. Directly tied to roundabout planning, data collection and evaluation is crucial to any traffic-related activity, especially when performing a scenario evolution evaluation. For roundabouts, specific methods should be used, by enforcing airborne methods or video detection methods rather than vehicle counting. Despite having an initial approach based on stochastic methods and classic analytical approaches, roundabout simulation provides a much better fit towards a tailor-made solution, such as target, flower or turbo roundabouts. Also, including parameter variation such as gap acceptance, vehicle acceleration and car-following methods provide much smoother approaches from the simulated versions to the real-life scenario. In this thesis, a layout change is monitored and evaluated for a specific case study: the Marquês de Pombal roundabout in Lisbon, Portugal. Essentially, a comparison will be attempted in order to provide clear conclusions over whether the layout change significantly improved driving conditions in the case study. }
{pt=Avaliação rotundas, micro-simulação de tráfego, avaliação de dados, sistemas de video-deteção, en=Roundabout evaluation, traffic micro-simulation, data evaluation, video detection systems}

Novembro 14, 2018, 16:30

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado