Dissertação

{pt_PT=A imagem da Arquitectura. A fotografia como forma de comunicação} {} EVALUATED

{pt=A presente dissertação pretende analisar a influência do registo fotográfico na arquitetura, de modo a compreender como representa e comunica o espaço construído. Inicia-se com o estudo do desenvolvimento tecnológico da fotografia e a sua relação inicial com a arquitetura. Desde o seu aparecimento, a fotografia tornou-se numa importante ferramenta comunicativa onde a arquitetura tem sido tema recorrente. Através de contributos pioneiros como László Moholy-Nagy, Lucien Hervé ou Julius Shulman, foi possível identificar a evolução desde o seu carácter documental até ao utensílio interpretativo e compreensivo da arquitetura nos dias de hoje. No segundo capítulo, optou-se por analisar a importância da fotografia na imagem da arquitetura, bem como a sua capacidade de disseminar e ficcionar o espaço. Discute-se o conceito de imagem na arquitetura através do ponto de vista de vários autores. Abordam-se temas como a memória, a visão condicionante do fotógrafo ou a subjetividade da fotografia. De seguida, analisam-se os meios de difusão da arquitetura – publicações, exposições e internet - e o papel da imagem nesse processo. O capítulo termina com o estudo de quatro artistas que, através da manipulação da imagem, ficcionam visualmente o espaço de forma a criar discursos críticos relativos à arquitetura. Numa última fase, procura-se percecionar os efeitos teóricos acima estudados na prática contemporânea da fotografia. Através do estudo de três fotógrafos com visões e métodos comunicativos particulares, o trabalho de Hélène Binet, Iwan Baan e Fernando Guerra é, neste capítulo, analisado e interpretado de forma a entender-se os efeitos da fotografia na arquitetura., en=The following dissertation aims to analyze the photographical heritage influence in architecture, in order to comprehend the multiplicity of representations and ways to communicate the space. Firstly, the technological advance in photography and its incipient relations with architecture was crucial to better formulate the whole rational. From its emergence, photography has been a corner stone in communication in which, architecture arises with unparalleled visibility. Based on pioneer contributions such as Lászlo Moholy-Nagy, Lucien Hervé and Julius Shulman we can identify photography’s evolution, from its mere documental feature to the interpretative component to better understand architecture nowadays. Thereafter the relevance of photography in architecture’s communication was further analyzed, as well as its capacity to disseminate and fiction the architectural space. The image concept in architecture is approached through the eyes of several authors. Themes like memory, conditioning factors in the photographer perspective or even the subjective reality in photography are some of the topics addressed. Furthermore, architecture communication channels – publications, exhibitions and internet – are analyzed to better comprehend the image role in this process. The chapter ends with four artists’ case study that, through image manipulation, fiction the space to create critical speeches regarding architecture. Lastly, this project intends to perceive the theoretical effects, respecting the aforementioned studies, in the contemporary photography. Through the study of three photographers, each with particular visions and communication methods, the work of Hélène Binet, Iwan Baan and Fernando Guerra is scrutinized and interpreted in order to understand the relevance photography has in architecture.}
{pt=Arquitetura, Fotografia, Imagem, Comunicação, en=Architecture, Photography, Image, Communication}

Junho 28, 2019, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Maria Da Cunha Rego Lobo de Carvalho

Conservation Practice

Especialista

ORIENTADOR

Maria Alexandra De Lacerda Nave Alegre

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar