Dissertação

{pt_PT=Análise do comportamento da estrutura do Aeroporto da Madeira considerando o faseamento construtivo. Comparação com resultados experimentais} {} EVALUATED

{pt=A presente dissertação visa ao estudo de um pórtico da estrutura de ampliação da pista do Aeroporto Internacional da Madeira, o qual se encontra monitorizado através de um conjunto de sensores desde o início da sua construção. A estrutura de ampliação da pista é constituída por uma laje de betão armado pré-esforçado apoiada em pórticos com vigas também em betão armado pré-esforçado e foi executada entre 1997 e 2000. A análise foi efetuada a partir de modelos numéricos analisados através de um programa de cálculo automático. Nesses modelos definiu-se desde o esqueleto da estrutura até às ações aplicadas na mesma, onde foram consideradas apenas as cargas permanentes (peso próprio + pré-esforço aplicado), passando também pela definição das fases construtivas. Ao longo do corpo deste trabalho apresentam-se os critérios adotados na definição dos modelos, justificando a introdução de diversos dados e opções tomadas com base nos objetivos e na forma como o programa de cálculo assume as informações inseridas. As secções transversais alvo neste estudo foram as secções instrumentadas do pórtico analisado para que pudesse ser efetuada a comparação dos resultados numéricos obtidos com os dados experimentais. Foi efetuada a análise tendo em consideração o efeito do faseamento construtivo nos esforços e nas tensões instantâneas, incluindo uma comparação entre os resultados obtidos nos modelos e experimentalmente para uma das secções instrumentadas., en=This dissertation aims to study a frame of the runway structure of Madeira International Airport, which is monitored by a set of sensors since the beginning of its construction. The runway extension structure consists of a prestressed reinforced concrete slab supported on frames with beams also made of prestressed reinforced concrete and was executed between 1997 and 2000. The analysis was carried out using numerical models analysed by an automatic calculation programme. In these models, the skeleton of the structure was defined, as well as the actions applied to it, where only the permanent loads (self weight + applied prestressing) were considered, and also the definition of the staged construction. Throughout the body of this work, the criteria adopted in the definition of the models are presented, justifying the introduction of various data and options taken based on the objectives and the way in which the calculation program assumes the inserted information. The target cross sections in this study were the instrumented sections of the analysed frame so that the comparison of the numerical results obtained with the experimental data could be performed. Not all the objectives initially intended were achieved, since it was not possible to make comparisons between numerical and experimental results taking into account the delayed effects. Nevertheless, the analysis taking into account the effect of the staged construction on the instantaneous stress resultants and stresses was performed, including a comparison between the results obtained in the models and experimentally for one of the instrumented sections.}
{pt=Aeroporto Internacional da Madeira, pórtico, modelo, faseamento construtivo, tensões., en=Madeira International Airport, frame, model, staged construction, stresses.}

junho 30, 2023, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Francisco Batista Esteves Virtuoso

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

Luís Miguel Pina de Oliveira Santos

Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Investigador Principal com Habilitação