Dissertação

{pt_PT=Avaliação do desempenho duma mistura betuminosa temperada com betume aditivado para tal} {} EVALUATED

{pt=Nos últimos anos têm-se registado uma crescente preocupação com as questões ambientais, sendo a diminuição do consumo de combustíveis fósseis e consequente redução da emissão de gases com efeito de estufa, um dos principais desafios da sociedade atual. É neste contexto que surgem as misturas betuminosas temperadas que, por serem produzidas e compactadas a temperaturas inferiores, face às misturas betuminosas convencionais, envolvem menor consumo de energético e, consequentemente, menores impactos ambientais. Para que as misturas betuminosas temperadas sejam implementadas é necessário comprovar que o seu desempenho é melhor ou, pelo menos semelhante, ao das misturas equivalentes convencionais. Assim, esta dissertação tem como objectivo o estudo do desempenho duma mistura betuminosa temperada feita com betume comercial aditivado para tal e a sua comparação com o desempenho duma mistura betuminosa convencional equivalente. As misturas em estudo são do tipo AC 14 Surf 35/50 (BBr) e o seu desempenho foi avaliado através da execução de ensaios laboratoriais. Inicialmente foi realizado o estudo de Marshall, para determinação da percentagem óptima betume, e posteriormente, foram realizados os ensaios de sensibilidade à água (ITSR), de deformabilidade, de fadiga e de pista (Wheel Tracking). Os resultados obtidos demonstraram que o comportamento mistura betuminosa com betume convencional é, em geral, melhor. No entanto, nada obsta a que se possa optar pela utilização do betume temperado no sentido de poupar recursos energéticos e portanto ser mais conforme ambientalmente ou até usar esse tipo de mistura em condições climáticas mais frias tirando partido das suas mais baixas temperaturas de compactação., en=Over the last few years there has been a growing concern for environmental issues, resulting in a demand for scaling down fossil fuels consumption, and subsequent reduction of greenhouse emissions, one of the main challenges of modern society. It is in this context that warm-mix asphalt mixtures appear. Due to lower production and compaction temperatures, these mixtures have lower energy consumption and therefore lower environmental impact. Currently, for these mixtures to be accepted it is necessary to prove that their performance is better or equaly good to that of the equivalent conventional mixtures. Therefore, this dissertation aims to study the performance of a warm mix asphalt mixture with terminal blend bitumen and provide a comparative analysis of their performance against an equivalent conventional asphalt mixture. The mixtures in study are of type AC 14 Surf 35/50 (BBr) and their performance was evaluated through the execution of laboratory tests. Initially, the Marshall study was carried out to determine the optimum bitumen percentage, and subsequently, water sensitivity (ITSR), stiffness, resistance to fatigue and wheel tracking tests were performed. The results obtained proved that the performance of bituminous mixture with conventional bitumen is generally better. However, there is no reason to prevent the use of tempered bitumen in terms of saving energy resources and therefore it being more environmentally friendly, or even using this type of mixture in cooler climatic conditions, taking advantage of its lower compaction temperatures.}
{pt=Pavimentos Rodoviários, Betume Aditivado, Misturas Betuminosas Temperadas, Misturas Betuminosas Convencionais, Desempenho, en=Road pavements, Modified bitumen, Hot Mix Asphalt, Warm Mix Asphalt, Performance}

Outubro 29, 2019, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Guilherme De Picado Santos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático