Dissertação

{pt_PT=Avaliação da segurança rodoviária em rede secundária de tráfego baixo a médio: Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrogão Grande} {} EVALUATED

{pt=Os acidentes rodoviários provocam anualmente cerca de 1,35 milhões de mortes em todo o mundo, um número que se estima triplicar nas próximas duas décadas. Os países que não investem na Segurança Rodoviária podem estar a incorrer em perdas de 7 a 22% de potencial crescimento no PIB per capita num período de 24 anos. O número de mortes nas estradas portuguesas não tem sofrido alterações significativas nos últimos anos, algo que deve suscitar preocupação e diligencia das entidades reguladoras. Este trabalho recorre à base de dados da ANSR que tem o histórico de acidentes rodoviários em Portugal, para identificar as principais zonas de acumulação de acidentes nos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrogão Grande com recurso a um Sistema de Informação Geográfica que georreferencia os acidentes na rede viária da região. Foram estudadas detalhadamente as características dos locais de acumulação e propostas medidas de intervenção de baixo custo potencialmente mitigadoras da sinistralidade rodoviária de cada local. Foram ainda calculados os custos de intervenção para dois casos e conclui-se que ficam substancialmente abaixo dos custos económicos e sociais médios de cada vítima grave resultante de acidentes rodoviários, o que sustenta a necessidade de intervenção proposta em cada um dos casos expostos nesta dissertação. , en=Road accidents cause around 1.35 million deaths annually around the world, a value expected to triplicate in the next two decades. The countries that do not invest in Road Safety can be losing 7 to 22 percent of potential growth on GDP per capita, over a period of 24 years. The number of deaths in Portuguese road network is not reducing significantly in the last few years, which must arouse concern and diligence from responsible authorities. This work uses ANSR (National Road Safety Authority) database with road accidents records in Portugal’s territory, to identify the zones with a greater accidents accumulation in the municipalities of Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos and Pedrogão Grande, applying a Geographic Information System that maps the road accidents on the local road network. This work studied in detail the characteristics of each accident accumulation zone and suggested low cost measures of intervention that can potentially reduce road accidents. At last, this work calculated the costs involved in two of the suggested interventions, which were significantly lower than the average economic and social costs of each major injury resulting from road accidents, supporting the necessity of intervention for each of the cases studied in this dissertation. }
{pt=Sinistralidade rodoviária, sistemas de informação geográfica, zonas de acumulação de acidentes, soluções de baixo custo, acalmia de tráfego, en=Road accidents, geographic information systems, accident accumulation zones, low-cost measures, traffic calming}

Setembro 22, 2020, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

Luís Guilherme De Picado Santos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático