Dissertação

{pt_PT=Soluções de contenção periférica em centros urbanos condicionados pela envolvente. Caso de estudo: Túnel de acesso ao edifício FPM41} {} EVALUATED

{pt=A escassez de estacionamento em Lisboa, é um dos maiores problemas da cidade pelo que, cada vez mais, os edifícios necessitam de satisfazer esta necessidade. Contudo, o aproveitamento do subsolo para a construção de estruturas subterrâneas requer um enorme e cuidadoso estudo, em razão dos condicionantes ao seu desenvolvimento. O tema da Dissertação surge no âmbito da problemática exposta, apresentando as soluções de contenção periférica que permitiram a execução do túnel de acesso ao estacionamento do edifício FPM41, bem como das restantes estruturas enterradas. As características do terreno e os condicionantes da obra, nomeadamente as construções vizinhas, obrigaram à aplicação de três soluções de contenção: Parede de Estacas Moldadas, Paredes tipo Munique e Muro de Suporte. No desenvolvimento do trabalho, dar-se-á ênfase às alterações ao projeto. As alterações realizadas foram de extrema importância, pois comprovaram que existem dificuldades que só são possíveis de constatar em ambiente de obra, e demonstraram a importância de um estudo, cada vez mais aprofundado e rigoroso, a nível geotécnico. O acompanhamento da construção do túnel evidenciou a importância do Plano de Instrumentação e Observação, como meio de assegurar a integridade das infraestruturas passíveis de ser afetadas pela respetiva construção, medindo os seus deslocamentos através de dispositivos adequados. Recorrendo ao programa, Plaxis 2D, foi elaborada a modelação da solução mais crítica implementada no caso de estudo: Paredes tipo Munique. Assim, é apresentada uma análise comparativa entre os valores dos deslocamentos obtidos na modelação e os da instrumentação, procurando esclarecer as razões para as suas diferenças. , en=The lack of parking is one of the biggest problems in today’s cities. Thus, more and more, buildings have to meet this need. However, the use of the subsoil for the construction of structures requires a careful study, due to the conditioning factors for its development. The theme of this Dissertation arises in the context of the exposed problem, presenting the solutions of earth retaining structures that allowed the execution of the access tunnel to FPM41´s building. The soil characteristics and the constraints of the work, namely the neighboring buildings, required the application of three containment solutions: Bored Pile Walls, King Post Walls and Retaining Walls. In the development of the work, emphasis will be placed on changes made to the project. These were of extreme importance, since they demonstrated that there are difficulties which are only possible to verify in the work environment, also demonstrating at the geotechnical level, the importance of an increased and rigorous study as a standard. The monitoring of the construction highlighted the importance of the Instrumentation and Observation Plan as a means of ensuring the integrity of the structures that could be affected by the building process, measuring their displacements through appropriate devices. Resorting to Plaxis computer program, a model of the most critical solution in the case study (King Post Walls) was elaborated. Hence, a comparative analysis between the values of the displacements obtained in the modeling and those of the instrumentation is presented, trying to clarify the reasons for their differences. }
{pt=Contenção Periférica, Túnel de Acesso, Paredes tipo Munique, Paredes de Estacas Moldadas, Plano de Instrumentação e Observação, Modelação, en=Earth Retaining Structures, Access Tunnel, Bored Pile Walls, King Post Walls, Instrumentation and Observation Plan, Modeling}

Novembro 29, 2018, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Alexandre da Luz Pinto

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar Convidado