Dissertação

{pt_PT=A cidade dos 15 minutos: aplicação a duas freguesias da cidade de Lisboa} {} EVALUATED

{pt=Atualmente, estima-se que cerca de 60% da população mundial reside em cidades (The World Bank, 2022), sendo este valor em Portugal de cerca de 50%, concentrando-se especialmente na Área Metropolitana de Lisboa e do Porto (Instituto Nacional de Estatística, 2021). Neste contexto, é necessário garantir que os espaços urbanos sejam projetados e geridos de forma atender às necessidades de um maior número de habitantes, sem prejudicar a sua qualidade de vida ou das gerações futuras. Em resposta a estes desafios surgem novos modelos urbanos que procuram resolver o problema crescente da sobrelotação das cidades e satisfazer as novas necessidades das comunidades que nelas residem. Destas novas conceções é exemplo o modelo da Cidade de 15 Minutos definido por Carlos Moreno. Este modelo baseia-se em quatro pilares, Proximidade, Diversidade, Densidade e Ubiquidade que procuram garantir que todos os residentes podem realizar as suas atividades diárias deslocando-se no máximo 15 minutos através de modos de mobilidade ativa. A presente dissertação pretende aferir a proximidade de duas freguesias da cidade de Lisboa (Alvalade e Marvila) a este modelo, através da utilização de um quadro de referência. Assim, pretende-se, pela análise de duas freguesias, perceber de que forma o planeamento urbano original e as características atuais da comunidade influenciam a maior ou menor proximidade ao modelo em estudo o que permitirá, por fim, identificar possíveis medidas a adotar à luz do modelo da Cidade dos 15 Minutos, para melhorar a qualidade de vida dos residentes., en=Currently, it is estimated that about 60% of the world population resides in cities (The World Bank, 2022), being this value in Portugal of about 50%, concentrated especially in the Metropolitan Areas of Lisbon and Porto (Instituto Nacional de Estatística, 2021). In this context, it is necessary to ensure that urban spaces are designed and managed to meet the needs of a greater number of inhabitants, without harming their quality of life or that of future generations. In response to these challenges, new urban models are emerging that seek to solve the growing problem of overcrowding in cities and meet the new needs of the communities that live there. An example of these new concepts is the 15-Minute City model defined by Carlos Moreno. This model is based on four pillars, Proximity, Diversity, Density and Ubiquity, which seek to ensure that all residents can perform their daily activities by moving a maximum of 15 minutes through active mobility modes. This dissertation aims to assess the proximity of two parishes of the city of Lisbon (Alvalade and Marvila) to this model, through the use of a reference framework. Thus, it is intended, through the analysis of two parishes, to understand how the original urban planning and the current characteristics of the community influence the greater or lesser proximity to the model under study, which will allow, finally, to identify possible measures to be adopted in the light of the 15-Minute City model, to improve the quality of life of residents.}
{pt=Cidade dos 15 Minutos, Urbanismo Sustentável, Resiliência Urbana, Indicadores de Sustentabilidade, Lisboa, en=15-Minute City, Sustainable Urbanism, Urban Resilience, Sustainability Indicators, Lisbon}

julho 5, 2023, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana dos Santos Morais de Sá

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

António Salvador de Matos Ricardo da Costa

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar