Dissertação

{pt_PT=Desenvolvimento de sistema de avaliação da qualidade do ar em autocarros para a identificação de rotas saudáveis} {} EVALUATED

{pt=Os sensores de baixo custo visam avaliar a qualidade do ar com elevada resolução temporal e espacial, sendo a sua implementação em transportes um método útil na avaliação da exposição a poluentes nos diversos movimentos pendulares. Este trabalho apresenta como objetivo avaliar a qualidade de sensores de matéria particulada (PM) e gases presentes num protótipo desenvolvido. Os sensores de partículas OPC-N3 e HPMA, assim como os sensores de gases CO-B4 e NO2-B43F, foram avaliados em laboratório, em estações de monitorização da qualidade do ar, e em movimento. Por fim, foram implementados em autocarros. Os resultados ditaram que os sensores de partículas obtiveram excelentes correlações (R2≈1) com o equipamento de referência, em laboratório, quando não existiu variação na temperatura e humidade relativa. Em estações de monitorização da qualidade do ar, o OPC-N3 apresentou uma dispersão dos dados considerável devido ao efeito da humidade relativa. No teste em movimento, os sensores de partículas não demonstraram resultados satisfatórios, enquanto que o CO-B4 obteve boa correlação com o método de referência (R2=0,63). O NO2-B43F não foi sujeito a qualquer tipo de calibração. Nas medições finais ao longo de quatro percursos de autocarro verificaram-se, de um modo geral, concentrações de PM superiores no interior do autocarro, comparativamente ao exterior. O tráfego rodoviário, assim como as circunstâncias de cada dia influenciaram igualmente os valores registados. O estudo integra o projeto ExpoLIS, que tenciona ampliar o conhecimento sobre a qualidade do ar em Lisboa, que até ao momento é maioritariamente fornecido pelas estações fixas. , en=Low-cost sensors aim to assess air quality with high temporal and spatial resolution, being its implementation in vehicles a useful method to evaluate the pollutants exposure in several commuting movements. This work aims the evaluation of the quality of particulate matter (PM) and gas sensors present in a developed prototype. Particulate sensors OPC-N3 and HPMA, as well as gas sensors CO-B4 and NO2-B43F, were evaluated throughout laboratory, at air quality monitoring stations and mobile experiments. Finally, they were implemented in buses. The results dictated that particle sensors obtained excellent correlations (R2≈1) with the reference equipment, in the laboratory, when there was no variation in temperature and relative humidity. In air quality monitoring stations, the OPC-N3 showed considerable data dispersion due to the relative humidity effect. In mobile experiment, the particle sensors did not show satisfactory results, while the CO-B4 obtained good correlation with the reference method (R2=0.63). The NO2-B43F was not submitted to any type of calibration. The final measurements along four bus routes generally found higher PM concentrations inside the bus, compared to the outside. The road traffic as well as the circumstances of each day also influenced the recorded values. The study is part of the ExpoLIS project, which aims to expand the knowledge about air quality in Lisbon, which until now is mostly provided by fixed stations. }
{pt=Qualidade do ar, sensores de baixo custo, matéria particulada, monóxido de carbono, medições em movimento, en=Air quality, low-cost sensors, particulate matter, carbon monoxide, mobile experiments}

dezembro 16, 2021, 10:15

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Vânia Isabel Ferreira Martins

Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN)

Investigador

ORIENTADOR

Susana Marta Lopes Almeida

Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN)

Investigador Principal