Dissertação

{pt_PT=A arquitectura de museus no tempo das redes sociais: da imagem institucional à apropriação pelos públicos} {} EVALUATED

{pt=Para além de constituir um importante espaço de divulgação de conteúdos, hoje, a Internet funciona como veículo à construção de narrativas museológicas. A evolução dos museus em ambiente digital remonta aos anos de 1990 com os primeiros websites, mas passa por uma profunda transformação com a introdução das redes socias nas estratégias das instituições. Embora os websites estejam em constante atualização, são outras plataformas digitais, nomeadamente, Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, que são eleitas como vias preferenciais da comunicação com os públicos. Na última década, as redes sociais tornam-se um território de ligações interativas e participativas entre os visitantes e os museus, através de conteúdos criados e partilhados por ambos. Assim, a apropriação da arquitetura em posts diários, através de reinvenções identitárias ou de características arquitetónicas relevantes como os percursos espaciais, a proporção e a escala, a luz, a sombra e a cor, geram um envolvimento subjetivo e reações emocionais por parte dos públicos, que estimulam a constante reformulação das estratégias comunicativas dos museus. A presente dissertação pretende, assim, investigar de que forma as audiências digitais se referem aos espaços museológicos, segundo um estudo focado em imagens, vídeos e comentários partilhados nas plataformas online. Neste enquadramento, estudam-se quatro museus com uma forte presença online e uma preocupação efetiva na interação com as audiências: Solomon R. Guggenheim Museum, Louvre Abu Dhabi, ARoS - Aarhus Art Museum e maat - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. , en=In addition to being an important method for the dissemination of content, the Internet works as a vehicle for the construction of museum narratives. The evolution of museums in the digital environment dates back to the 1990s with the first websites, however they suffered a profound transformation with the introduction of social networks in institutional strategies. Although museum websites are constantly being updated, the remaining digital platforms, namely, Instagram, Facebook, Twitter and YouTube, are the preferred means of communication with the public. In the last decade, social networks have become the ground of interactive connections between visitors and museums, through content created and shared by both. Thus, the suitability of daily posts in architecture, through identity reinventions or relevant architectural characteristics such as spatial paths, proportion and scale, light, shadow and colour, generate a subjective engagement and emotional reactions from the public. These stimulate a constant reformulation of communicative strategies in museums. This dissertation aims to investigate how digital audiences refer to museum spaces, according to a study focused on images, videos and comments shared on online platforms. Four museums with a strong online presence and a fierce concern in interacting with audiences are studied in this context: Solomon R. Guggenheim Museum, Louvre Abu Dhabi, ARoS - Aarhus Art Museum and maat - Museum of Art, Architecture and Technology. }
{pt=museus, arquitetura, redes sociais, comunicação online, interação., en=museums, architecture, social networks, online communication, interaction.}

dezembro 2, 2021, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Helena Silva Barranha Gomes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar