Dissertação

{pt_PT=Bus bunching: the case of Carris' transit line 758} {} EVALUATED

{pt=Um dos desafios que os operadores de transportes públicos (TP) rodoviários enfrentam é o de oferecer um serviço fiável num ambiente de operação dinâmico. No contexto de serviços de alta frequência, e num cenário ideal, todos os autocarros estariam espaçados uniformemente na sua linha, resultando em intervalos constantes entre chegadas de autocarros sucessivos a uma dada paragem. No entanto, há diversos factores que impedem os veículos de manterem intervalos de tempo constantes entre si, tais como a procura irregular ou as variações nas condições de tráfego. Uma das consequências extremas de um serviço irregular é o bus bunching (BB), situação em que pelo menos dois autocarros da mesma linha chegam à mesma paragem em simultâneo. Nesta dissertação é explorada a utilização dos sistemas de localização automática de veículos (AVL) para melhor compreender a operação nas linhas de autocarros e a dinâmica da fiabilidade do serviço. Foi criado um modelo de visualização que permite analisar a regularidade do serviço de TP rodoviário na linha 758, assim como detetar ocorrências de BB. O modelo baseia-se em dados fornecidos pela Carris, referentes a Maio de 2018, sendo que o algoritmo é generalizável à restante rede de serviços da Carris. Tendo em conta a amostra de 4180 viagens analisadas para dias de semana regulares, o modelo detetou frequências de BB entre 20 e 40%. Foram recomendadas diversas medidas ao operador, incluindo a monitorização cuidadosa dos desvios dos intervalos nas partidas do terminal, assim como a implementação e posterior validação de medidas preventivas e proactivas., en=One of the continual challenges faced by transit managers is how to provide better service in a dynamic operating environment. In the context of high-frequency services, in an ideal situation, all buses would be equally spaced along their line, resulting in even intervals between successive bus arrivals to a certain stop. However, in reality, there are many factors that hinder buses from keeping constant headways, such as irregular passenger demand and variations in traffic conditions. One of the extreme consequences of an irregular transit service is bus bunching (BB), in which two or more buses that should be evenly running along the same route arrive simultaneously at the same stop. This thesis explores the potential uses of automatic vehicle location (AVL) systems to better understand the operation of bus routes and the dynamics of service reliability. It creates visualization tools that allow the analysis of the regularity of the transit service in line 758 detailed down to the stop level, as well as the detection of BB occurrences, based on data provided by Carris from the month of May of 2018. Also, the developed model can be easily applicable to other routes. For the total of 4180 trips that were investigated in the regular weekdays, the model detected BB frequencies of 20 to 40% of the trips for each day. Several recommendations are made to the operator, including the tracking of the deviations of the departure headway from the terminal and the implementation (and validation) of preventive and proactive measures.}
{pt=bus bunching, regularidade do serviço, fiabilidade, controlo de headways, transporte público, pontualidade, en=bus bunching, regularity, service reliability, transit, headway control, punctuality}

Junho 4, 2019, 8:0

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

João António De Abreu e Silva

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado