Dissertação

{pt_PT=Reabilitação das características de superfície de pavimentos} {} EVALUATED

{pt=A auscultação dos pavimentos é uma importante fonte de informação sobre o estado de conservação destes, permitindo organizar as ações necessárias ao planeamento das estratégias de intervenção no âmbito dos sistemas de gestão dos pavimentos. A presente dissertação tem o objetivo de avaliar a eficiência da reabilitação do atrito e da irregularidade longitudinal, importantes características de superfície dos pavimentos, através da utilização das técnicas de microaglomerado betuminoso a frio e de projeção de granalha de aço. Estas foram utilizadas em camadas de desgaste de betão betuminoso e de betão armado contínuo. Com a informação disponível foi ainda analisada a respetiva durabilidade destas técnicas. Será apresentado um caso de estudo de beneficiação de pavimento rodoviário, onde foram aplicadas estas técnicas. As características da superfície da camada de desgaste, em betão betuminoso e em betão de cimento, foram avaliadas antes e depois das reabilitações, recorrendo à medição do Coeficiente de Atrito Transversal e do Índice de Irregularidade Longitudinal. A análise à informação recolhida mostra que a aplicação das técnicas para reabilitação do atrito e da regularidade longitudinal melhorou estas características. O acréscimo do Coeficiente de Atrito Transversal médio obtido com a aplicação destas técnicas foi de 65 % e 71 %, respetivamente. Com o decorrer do tempo, e para os materiais encontrados, o microaglomerado betuminoso a frio apresentou mais durabilidade. O decréscimo do Índice de Irregularidade Longitudinal médio obtido com a aplicação de microaglomerado foi de 55 %, permanecendo conforme decorridos 2 anos. , en=The pavement’s quality control is an important source of data concerning their preservation state, allowing to organize the necessary actions to plan intervention strategies in the pavement’s management systems context. The present dissertation aims the rehabilitation efficiency assessment of skid resistance and longitudinal unevenness, which are important characteristics of pavement’s surface, through the application of cold micro-asphalt and abrasive shot-blasting process techniques. These were applied to asphalt and concrete pavements. With the information available it was also analyzed the techniques’ durability. It will be presented a pavement rehabilitation case study, where these techniques were applied. The surface characteristics, on asphalt and concrete pavements, were monitored before and after the rehabilitation campaigns, by means of the International Roughness Index and the Coefficient of Friction. The analysis of the collected data shows that the application of the techniques for the rehabilitation of skid resistance and longitudinal unevenness made an improvement of these characteristics. The average increase of the Coefficient of Friction obtained with the application of these techniques was 65 % and 71 %, respectively. Over time, and for the materials found, the cold micro-asphalt presented more durability. The average decrease of the International Roughness Index obtained with the application of cold micro-asphalt was 55 %, remaining in the threshold after 2 years. }
{pt=Estrada, Pavimento, Características de superfície, Atrito, Irregularidade longitudinal, Reabilitação, en=Road, Pavement, Surface characteristics, Skid resistance, Longitudinal unevenness, Rehabilitation}

Junho 29, 2018, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar