Dissertação

{pt_PT=Potencial de aplicação do BIM às infraestruturas ferroviárias} {} EVALUATED

{pt=Resumo O Building Information Modeling (BIM) é uma metodologia em crescimento na indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). O BIM aparece como um novo método de trabalho mais colaborativo entre projetistas de várias especialidades, assente num modelo único tridimensional, centralizador de diferente tipo de informação de carácter geométrico, físico e económico. A execução deste trabalho tem como objetivo principal analisar a aplicação da metodologia BIM ao setor das infraestruturas de transporte ferroviário, nomeadamente, em relação à conceção da via férrea. Foi realizada a criação do modelo de uma linha férrea, referente a um caso de estudo, recorrendo a duas ferramentas de base BIM, onde foram identificadas as limitações verificadas e apresentados os procedimentos adequados à obtenção do modelo 3D/BIM. Foi gerado ainda o modelo 4D/BIM referente ao planeamento construtivo por recurso a uma outra ferramenta de base BIM, permitindo obter a simulação visual das diferentes tarefas de obra a executar. Posteriormente, foi realizada a extração de informação do modelo BIM, de forma a obter mapas de quantidades de materiais referentes ao balastro, sub-balastro, fundação, geossintético e ainda o movimento de terras, bem como a representação das peças desenhadas do projeto, segundo os dois softwares de modelação. Concluiu-se que a metodologia BIM e as ferramentas utilizadas podem ser aplicadas com vantagem no projeto, apesar das dificuldades. Sendo uma metodologia em constante evolução espera-se que futuramente esteja apta para a sua total utilização e conduza a melhorias significativas no setor. , en=Abstract The Building Information Modeling (BIM) is a growing industry methodology in the Architecture, Engineering and Construction (AEC). BIM appears as a new method of work between designers of various specialties, more collaborative and based on a three-dimensional model, centralizer of different type of information of geometric, physical and economic character. The main objective of this work is to analyse the application of the BIM methodology to the rail transport infrastructure sector, namely, to the design of the railway. The creation of the railway line model was carried out, using two softwares which can be applied to BIM methodology, where the limitations were identified and the procedures adequate to obtain the 3D / BIM model were presented. It was also generated the 4D / BIM model regarding the constructive planning with another BIM base tool, allowing to obtain the visual simulation of the different work tasks to be performed. Subsequently, it was performed the extraction of information of the BIM model, to get tables of materials quantities of ballast, sub-ballast, foundation, geosynthetic and also earthworks, as well as the representation of the drawings from the project according to the two modeling softwares. It was concluded that the BIM methodology and the tools used can be applied with advantage in the project, despite the difficulties. As a constantly evolving methodology, it is expected that, in the future, it will able to fully utilize it and lead to significant improvements in the sector. }
{pt=metodologia BIM, infraestrutura ferroviária, modelação 3D e 4D, extração de informação, en=BIM methodology, railway infrastructure, 3D and 4D modeling, information achievement}

Outubro 19, 2018, 16:30

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Alcínia Zita De Almeida Sampaio

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar