Dissertação
{pt_PT=Processos de comunicação em arquitectura - o caso da encomenda de espaços corporativos} {} EVALUATED
{pt=Esta dissertação tem como objetivo a exploração das metodologias de comunicação eficazes entre arquitetos e clientes, nas interações estabelecidas entre ambas as partes, nos momentos que compreendem a conceção e desenvolvimento de um projeto para a sua consequente preparação para a obra. Quis-se explorar os momentos em que, devido a disparidades de formação e desadequação dos materiais expostos, ocorrem desencontros entre o arquiteto e o seu interlocutor. O que aqui se desenvolve é a prática de comunicação na arquitetura, no âmbito da encomenda de espaços de trabalho para empresas, isto é, “arquitetura corporativa”. Para o efeito, teve-se como base o estudo dos trabalhos desenvolvidos em vários gabinetes de arquitetura e outras empresas que desenvolvem atividades no sentido de minorar as falhas de comunicação em projetos de arquitetura de espaços corporativos, nomeadamente na comunicação do projeto ao cliente, de modo a melhor preparar os suportes para esse momento. Concluiu-se que existe ainda um longo caminho a percorrer em Portugal para atingir um diálogo de plena compreensão entre arquitetos e clientes “leigos”, mas que esse trabalho já começa a ser feito, devido ao esforço de alguns profissionais. Os arquitetos portugueses começam a perceber como podem responder aos avanços sucessivos das tecnologias e aos clientes mais esclarecidos que lhes chegam. Encontram um dilema quando não se querem perder da arquitetura que consideram pertinente, mas entendem que os projetos devem ser adequados e destinados aos seus utilizadores porque é também na verdadeira adequação ao utilizador que a arquitetura encontra o seu sentido pleno., en=This dissertation has the main goal of exploring effective communication methodologies between architects and clients, within the interactions established between them both. The study focuses on moments that are part of the conception and development of an architectural project and its consequent preparation to the construction phase. It was intended the exploration of moments in which, due to disparities of education and unsuitability of exhibited materials, there are disagreements between the architect and its interlocutor. The practice of architectural communication is studied, within the demand of workplaces - “corporate architecture”. The study was based on the work preformed by some architecture firms and other companies that contribute to minor the flaws on these processes. The majority of the entities analyzed are involved in “client-facing” stages, and on the preparation of its graphic supports. Portugal is a few steps behind in order to achieve a full understanding dialogue between architects and lay clients. However, this kind of approach is already being adopted by some professionals. Portuguese architects are stepping up to understand how they can respond to the successive advances of technology and forward-thinking new clients. These professionals find a dilemma when they do not want to loose “truthfulness” in their projects, but understand that their work should address and attend a certain client’s needs. It is on the adequacy to the user that architecture find its full meaning.}
julho 4, 2017, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Pedro Filipe Pinheiro de Serpa Brandão
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar