Dissertação

{pt_PT=Projecto base de um viaduto rodoviário incluindo tramos centrais atirantados} {} EVALUATED

{pt=Na presente dissertação é realizado um projeto base, de uma obra de arte constituída por dois viadutos e uma ponte de tirantes. Propõem-se duas soluções de tabuleiro, uma de betão armado pré-esforçado e outra mista aço-betão. Em relação ao estudo prévio, que serviu de base ao desenvolvimento do presente projeto, são introduzidas alterações com o objetivo de melhorar o comportamento global da estrutura. Foram eliminadas as juntas entre os viadutos de acesso e a ponte de tirantes, melhorando o comportamento sísmico com a introdução de aparelhos óleodinâmicos na ligação do tabuleiro aos encontros. Definem-se as condicionantes de projeto, as opções de conceção, os materiais estruturais e ações de projeto da estrutura. A análise do comportamento da estrutura é feita através de modelos numéricos utilizando o programa SAP2000. Como principais conclusões destacam-se a relevância das alterações ao sistema estrutural que permitem melhorar o comportamento global da estrutura e a comparação entre as duas soluções a qual permite concluir que a solução mista será tanto mais competitiva quanto maior for o vão, de modo a tirar partido da sua redução de peso do tabuleiro em relação à solução de tabuleiro em betão. Contudo a solução de tabuleiro mista é particularmente suscetível a cargas excêntricas e apresenta um primeiro modo de torsão com uma frequência relativamente baixa. As duas soluções são pormenorizadas nas peças desenhadas apresentadas em anexo, e comparadas na vertente económica, efetuando uma medição das principais quantidades e uma estimativa de custo de cada uma das soluções., en=The detail design is presented for a roadway cable-stayed bridge. The pre-design was made dividing the deck in three different structural systems: two roadway viaducts and a cable-stayed bridge on the centre. Two different solutions for deck’s cross-section are proposed: a prestress reinforced concrete deck (solution A) and a composite steel-concrete deck (solution B). The design constrains, the materials, the actions/loads and design criteria are first defined. The structural analysis is performed, modelling the structure with the software SAP2000. The main conclusions of the design are that the design changes introduced to the initial structural system improve the behaviour of the deck under static and especially seismic actions. It is concluded also that the composite deck is preferred for the cable-stayed region of the deck, namely due to the reduction of dead load that can be achieved. However, the suspended composite deck is particularly flexible to eccentrically loads, and presents a low first torsional frequency. Finally, the two solutions are detailed in specific drawings for each solution and compared in terms of construction feasibility and economics terms, being the concrete deck a more economical solution.}
{pt=Ponte de tirantes; suspensão central, tabuleiro betão armado pré-esforçado, tabuleiro misto aço-betão., en=Cable-stayed bridge, bridge design, axial suspension, pre-stressed reinforced concrete deck, composite steel-concrete deck}

Junho 20, 2017, 0:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar