Dissertação

{pt_PT=Desempenho mecânico de betões com incorporação de agregados grossos provenientes da trituração de betão - reciclagem múltipla} {} EVALUATED

{pt=Esta dissertação apresenta os resultados de uma campanha experimental desenvolvida com o intui-to de avaliar o efeito no desempenho mecânico do betão da incorporação de agregados grossos, obtidos através da trituração de elementos de betão de origem controlada, provenientes de diferen-tes ciclos de reciclagem. Pretendeu-se, em particular, estudar o comportamento mecânico de be-tões produzidos através da incorporação de agregados grossos reciclados provenientes de três ciclos de reciclagem sucessivos, nas percentagens de 25 e 100%, comparando-o com um betão de referência fabricado com uma composição análoga, mas em que a totalidade dos agregados é de origem natural. Realizou-se uma extensa campanha experimental de forma a obter-se todos os agregados grossos reciclados necessários, produzir-se tanto os betões que deram origem aos agregados grossos reci-clados de diferentes ciclos de reciclagem como os betões de estudo e a realizar-se todos os ensai-os laboratoriais que possibilitassem avaliar as propriedades destes betões. Com o estudo de três ciclos de reciclagem sucessivos, foi possível constatar que as propriedades dos agregados grossos reciclados diminuem de qualidade com o aumento do número de recicla-gens, influenciando negativamente o comportamento mecânico do betão. Este diminui assintotica-mente com o aumento do número de reciclagens, tendendo para um valor final representativo da estabilização da propriedade, e linearmente com o aumento da taxa de incorporação de agregados grossos reciclados. Sabendo-se o valor final, poder-se-á utilizar, com um bom nível de segurança, agregados grossos reciclados provenientes de qualquer ciclo de reciclagem na conceção de betões novos projetados para as mais diversas aplicações. , en=This master’s dissertation presents the results of an experimental campaign developed with the aim of evaluating the effect of the incorporation in concrete of coarse recycled aggregates, from different cycles of recycling, which are obtained from crushed elements of concrete of controlled origin. The specific purpose was to study the mechanical performance of concrete designed with the incorpora-tion of coarse recycled aggregates from three successive recycling cycles at two replacement rati-os, 25% and 100%, comparing it with a reference concrete, a mix with the same composition but where all aggregates are natural. An extensive experimental campaign was carried out: to obtain all the necessary coarse recycled aggregates; to produce the concrete mixes that were the source of the recycled coarse aggregates; to produce the concrete mixes that were studied and to perform all the necessary tests to evaluate the mechanical properties of these concrete mixes. The results prove that, with the increase of the number of recycling cycles of the coarse aggregates, there is a decrease of its quality that affects the mechanical performance of the concrete. That me-chanical performance decreases asymptotically with increasing number of recycling cycles, tending towards a final value representative of the property’s stabilization, and linearly with the increase in the ratio of incorporation of recycled coarse aggregates. It is concluded that, by knowing the final value, concrete with incorporation of coarse recycled aggregates from any recycling cycle can be designed for the most diverse applications with a good safety level. }
{pt=Reciclagem múltipla de betão, agregados grossos reciclados de betão, desempenho mecânico, sustentabilidade, betão estrutural, en=Multiple recycled concrete, coarse recycled concrete aggregates, mechanical performance, sustainability, structural concrete}

novembro 6, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Jorge Manuel Caliço Lopes de Brito

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Luís Manuel da Rocha Evangelista

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Professor Adjunto