Dissertação

{pt_PT=A system dynamic model of the airport-airline financial interactions} {} EVALUATED

{pt=A fim de sustentar toda a estrutura inerente ao transporte aéreo, os aeroportos precisam de estabelecer relações complexas e dinâmicas com as companhias aéreas. Este trabalho consiste, então, em simular como as interações financeiras entre o aeroporto e as companhias aéreas, particularmente as decisões estratégicas dos gestores aeroportuários em relação às companhias, se reflectem sobre as receitas aeroportuárias ao longo do tempo. Para isso, foi desenvolvido um modelo em Dinâmica de Sistemas (SD), utilizando o software de simulação Anylogic. O método SD empregue é composto por sete módulos distintos e tem a capacidade de modelar, gerar cenários e analisar o desempenho da simulação com base no feedback de informações que são continuamente transformadas em decisões e acções. Assim, foi arquitectado um modelo genérico e customizável para avaliar a performance financeira do Aeroporto Internacional de Lisboa, relativamente a três cenários distintos de Variação de Taxas Aeroportuárias devido à variação do nível-de-serviço do aeroporto (LOS), variação de percentagens de companhias full service e low-cost no aeroporto, e variação dos Coeficientes de Elasticidade das companhias aéreas. Verificou-se que quanto mais sensível o gestor aeroportuário, mais reactivo será o comportamento das companhias aéreas e, consequentemente, mais irregular serão as receitas aeroportuárias. Além disso, no que se refere ao curto/médio prazo, um gestor aeroportuário hipersensível ao LOS induz um crescimento muito superior nas receitas totais do que um gestor pouco responsivo a variações do LOS. Considerando a perspectiva a longo prazo, este último tipo de gestor aeroportuário conduz a receitas aeroportuárias totais mais elevadas., en=After the air transport deregulation process, both airports and airlines have become capital intensive businesses. In order to sustain the whole air transport structure, airports must engage in highly complex and dynamic relationships with the airlines. This research aims, then, to simulate how the financial interactions between the airport and the airlines, particularly the airport managers’ strategic decisions towards airlines and their respective feedback, reflect on the airports’ revenues over time. For that purpose, a System Dynamics (SD) model, using Anylogic simulation software, was developed. The employed SD simulation method is composed by seven distinct modules and has the capability to model, generate scenarios and analyze the simulation performance based on information feedback that are continuously transformed into decisions and actions. Altogether, a generic and customizable SD based framework has been constructed to assess Lisbon International Airport revenue performance regarding three distinct scenarios of Airport Charge Variation due to airport level of service (LOS) variation, full service and low-cost carriers share at the airport and Airline Elasticity Coefficients. It was found that the more sensitive the airport manager, the more reactive the airlines’ behaviour will be, and hence the more irregular the revenue outcome. Moreover, concerning the short/medium-term, a hyper sensitive to airport LOS type of airport manager induces a much stronger growth on the total airport revenues, than an unresponsive to LOS type of airport manager. Considering the long-term perspective, the latter leads to higher total airport revenues.}
{pt=Modelação em Dinâmica de Sistemas, Interacções Aeroporto-Companhia Aérea, Receitas Aeroportuárias, Apoio a Decisões do Gestor Aeroportuário, Aeroporto Internacional de Lisboa (LIS), en=System Dynamics Modeling, Airport-Airline Interactions, Airport Revenues, Airport Manager Decision Support Tool, Lisbon International Airport (LIS)}

Junho 30, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado