Dissertação

{pt_PT=Análise à criticidade de fluxos de informação em cadeias intermodais de transporte de mercadorias} {} EVALUATED

{pt=O transporte intermodal tem sido um dos conceitos mais discutido nos últimos anos na área do transporte de mercadorias. É unânime na literatura que o futuro do transporte de mercadorias passa por esta modalidade e que a sua eficiência e utilidade dependem muito do nível de integração da cadeia intermodal e da capacidade dos agentes para cooperarem. A comunicação e partilha de informação são, por isso, de extrema importância na eficácia do transporte de mercadorias, em especial em cadeias intermodais. Os objectivos desta dissertação passam por analisar o negócio do transporte intermodal de mercadorias, caracterizando e avaliando os fluxos de informação ao longo de uma cadeia intermodal. E, com base nessa análise, definir momentos e fluxos críticos no desempenho da cadeia. Na literatura são escassas as caracterizações feitas aos fluxos de informação ao longo de uma cadeia intermodal e as que existem, geralmente, focam-se em casos particulares. Esta dissertação procura ser mais abrangente, definindo fluxos para cadeias genéricas baseadas nas tipologias de Woxenius. Assim, com base na literatura e na observação e percepção de diferentes agentes são apresentados modelos dos fluxos de informação para as diferentes tipologias de cadeias intermodais, avaliando-se também a criticidade desses fluxos. Os modelos propostos foram validados por agentes com diferentes papéis na cadeia através de entrevistas. Conclui-se que fluxos associados aos processos de chegada e partida da mercadoria de terminais internacionais podem ser considerados os mais críticos e que, apesar da envolvência de diferentes agentes, os momentos críticos da cadeia são, na sua maioria, comuns., en=Intermodality has been one of the most discussed concepts in recent years in the freight transportation sector. It is unanimous that the future of freight transportation includes this modality and its efficiency and necessity relies greatly on the integration level of the intermodal chain and in the cooperation between agents. Therefore, the sharing of communication and exchange of information are extremely important for the efficiency of freight transportation, especially on intermodal transport. The aim of this dissertation is to analyse the intermodal freight transport business, characterizing and evaluating information flows along an intermodal chain, and define moments and critical flows in the chain performance. Literature that approach the characterization of information flows along an intermodal chain is scarce and the existing studies are focused essentially on specific cases. This study tries to be cover the maximum chain possibilities, defining flows for generic chains based on Woxenius' typologies. So based on the literature and on observation and perception of different agents, models of information flows for the different intermodal chains typologies will be described and their critical information flows evaluated. The proposed models were validated by interviewing some agents with different roles along the chain. Dissertation's conclusions were that information flows associated with incoming and outgoing freight processes on international terminals may be considered the most critical and that despite the many different agents, chain critical moments are still usually common.}
{pt=Transporte de mercadorias, Intermodalidade, Fluxos de informação., en=Freight transportation, Intermodality, Information flows.}

Abril 5, 2017, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado