Dissertação

{pt_PT=Análise do custo do ciclo de vida de um edifício escolar do tipo industrial e comercial em Portugal. Determinação do custo anual equivalente e estudo económico da instalação de coletores solares e painéis fotovoltaicos} {} EVALUATED

{pt=O presente trabalho procura validar a aplicabilidade da metodologia de análise proposta pela norma EN 16627 em edifícios escolares públicos em Portugal, através de um estudo aplicado ao Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário. Este estudo dedica-se à análise dos custos do ciclo de vida (ACCV) de uma escola do tipo industrial e comercial, desde a sua concepção e construção até à fase de utilização, abrangendo também intervenções de reabilitação. Para tal, é formulada uma metodologia de ACCV baseada em documentos normativos e adaptada ao caso de estudo. É também simulado um estudo de viabilidade económica da instalação de colectores solares aquando da reabilitação do edifício estudado, bem como da instalação alternativa de painéis fotovoltaicos. O estudo mostra que a construção e a reabilitação representam um peso de 45 % a 67 % dos custos actualizados dos períodos pré- e pós-reabilitação, respectivamente. A manutenção, reparação e substituição apresentam um peso de 27 % a 28 % para os períodos referidos, respectivamente. A instalação de colectores solares no cenário actual demonstra ser inviável, com um CAL de 13.271.981 €, face ao valor de 13.240.315 € do cenário sem este equipamento. O cenário mais viável é o que considera a aplicação de painéis fotovoltaicos, com um CAL de 13.030.198 €. Por fim, a taxa de atualização real sugerida pela norma, de 3 %, mostra ter um impacto de 5 % no CAL por cada 1 % na sua variação., en=The present work aims to validate the applicability of the analysis methodology proposed by the standard EN 16627 on public school buildings in Portugal, through a study applied to the Secondary School Modernization Programme. This study is dedicated to the life-cycle costs analysis (LCCA) of an industrial and commercial school, from its design and construction to the use phase, also covering rehabilitation interventions. For this, it is formulated a methodology of LCCA based on normative documents and adapted to the case study. It is also simulated an economic viability study of the solar collectors’ installation at the time of the rehabilitation of the studied building, as well as the viability of the alternative installation of photovoltaic panels. The study shows that construction and rehabilitation represent a significant share of 45 % to 67 % of the net present cost (NPC) of the pre- and post-rehabilitation periods, respectively. Maintenance, repair and replacement have a weight from 27 % to 28 % for the referred periods, respectively. The installation of solar collectors in the current scenario proves to be not viable, with a NPC of 13.271.981 €, compared with the value of 13.240.315 € in the scenario without this equipment. The most viable scenario is the one that considers the application of photovoltaic panels, with a NPC of 13.030.198 €. Lastly, the real discount rate suggested by the standard, of 3 %, shows to be have an impact of 5 % on the NPC per 1 % on its variation.}
{pt=Custos do ciclo de vida, edifícios escolares, estimativa de custos, colectores solares, painéis fotovoltaicos, en=Life-cycle costs, school buildings, cost estimating, solar collectors, photovoltaic panels}

Outubro 30, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Nuno Gonçalo Cordeiro Marques de Almeida

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Ana Filipa das Neves Rodrigues Marques Couto Salvado

Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Bolseira de Investigação