Dissertação

{pt_PT=Estabilidade de taludes em infraestruturas rodoviárias} {} EVALUATED

{pt=Aquando da construção de um troço rodoviário do IC9, verificou-se a necessidade de reestabelecer a Estrada de Pêras Ruivas. Parte da estrada foi implantada na crista de um talude de escavação, que tem vindo a sofrer diversos fenómenos de instabilização. O trabalho desenvolvido visa o estudo e compreensão dos fenómenos de instabilização observados, no âmbito da temática da estabilidade de taludes, com o objectivo de salvaguardar o Restabelecimento, propondo duas soluções de reforço para garantir a sua segurança. Numa primeira abordagem, foi feita a exposição e interpretação dos acontecimentos ocorridos no talude. A sua análise detalhada levou ao diagnóstico dos fenómenos de instabilidade, e com base nesse diagnóstico foi estabelecido um modelo do problema, que foi o alicerce para a definição das duas soluções. Através da retroanálise foi validado o diagnóstico definido, mediante o método dos elementos finitos, recorrendo ao programa Plaxis 2D, comparando os resultados obtidos na modelação numérica, com as leituras da instrumentação presente no talude e os mecanismos de instabilização observados. As soluções de estabilização, modeladas através do programa Plaxis 2D, foram dimensionadas de acordo com o EC2. Foi ainda realizado um estudo comparativo entre as duas soluções, de forma a encontrar a solução mais vantajosa. Neste estudo enfatiza-se a extrema importância da elaboração de um Plano de Prospecção Geológica e Geotécnica, bem como um Plano de Instrumentação e Observação adequados, pois estão na base da resolução de muitos problemas ligados à estabilidade de taludes, podendo ainda ser oportunamente utilizados como prevenção e antecipação dos mesmos., en=During the construction of a road section in IC9, it was necessary to re-establish the Road of Pêras Ruivas. The road was relocated to the top of an excavation slope. Several episodes of slope failure have been observed since the road was implanted there. The objective of this dissertation is the study and comprehension of the instability phenomena, in the context of slope stability, with the purpose to safeguard the road and the slope, proposing two reinforcement solutions to guarantee its safety. In a first approach, a chronological exposition and interpretation of the occurred events is presented. Its detailed analysis led to the diagnosis of the instability phenomena, and based on that diagnosis, a model of the problem was defined, which was the groundwork for the definition of the two proposed solutions. Trough back-analysis the established diagnosis was validated, using the finite element method, with the program Plaxis 2D, comparing the results obtained in the numerical simulation with the readings of the instrumentation present on the slope, and the observed instability mechanism. The two possible stabilization solutions, modelled using the program Plaxis 2D, were structurally dimensioned by EC2. A comparative study was carried out between both solutions, in order to find the most advantageous one. In this study it’s emphasized the extreme importance to formulate a Geological and Geotechnical Prospecting Plan, as well as an adequate Instrumentation and Observation Plan, since they both are the foundation for solving many problems related to slope stability.}
{pt=Estabilidade de taludes, Retroanálise, Elementos finitos, Modelação numérica, Prospecção, Instrumentação, en=Slope stability, Back-analysis, Finite elements, Numerical modelling, Prospecting, Instrumentation}

Abril 3, 2017, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alexandre da Luz Pinto

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Prof Auxiliar Convidado