Dissertação

{pt_PT=Modelling the socio-economic impact of implementing innovative infrastructure and rolling stock concepts on railway Trans-European Corridors} {} EVALUATED

{pt=Os transportes constituem um sector-chave da economia europeia, bem como um dos principais contribuintes para a própria economia. A União Europeia estabeleceu metas desafiadoras na sua política de transportes, recolhendo-as nos Livros Brancos sobre os transportes. Estes objectivos não podem ser alcançados sem a solução dos principais desafios atuais das ferrovias europeias: escassez de capacidade, falta de fiabilidade e baixa competitividade do tempo de viagem. Muitos projetos de investigação sobre ferrovias são atualmente em desenvolvimento em resposta a estes desafios, incluindo o Capacity4Rails. Devido ao seu carácter global, estes projectos precisam da construção de novas ferramentas para permitir a avaliação da rentabilidade dos investimentos, o que constitui uma das principais preocupações da Comissão Europeia. O principal objectivo desta dissertação é, de facto, o estabelecimento duma metodologia para avaliar o impacto sócio-económico das inovações desenvolvidas no âmbito do Projecto Europeu Capacity4rail. Depois de uma revisão do estado da arte sobre a avaliação dos projetos de infra-estruturas ferroviárias, a metodologia elaborada é apresentada, destacando o que a diferencia duma Análise Custos-Benefícios comum, em particular, a solução para a escassez e incerteza dos dados de entrada e a avaliação das consequências da ocupação da capacidade e dos eventos extremos em termos de atrasos. Um exemplo de aplicação da metodologia elaborada à parte sueca do corredor RTE-T Escandinavo-Mediterrânico é então apresentado. Finalmente, pistas sobre outros requisitos e melhoramentos da abordagem desenvolvida são fornecidas, em particular a extensão da abordagem a secções maiores de corredores também é considerada, no que diz respeito às modificações necessárias., en=Transport constitutes a key sector of European economy as well as a major contributor to economy itself. European Union set challenging goals in its transport policy, collecting them in its White Papers on transport. These objectives, especially congestion and Green-House Gases emissions reductions cannot be achieved without the solution of the main European railways current challenges: scarcity of capacity, lack of reliability and low travel time competitiveness. Many research projects regarding railways world are currently under development in response to these challenges, including Capacity4Rail. Due to their global character, these projects need the building of new tools to allow the assessment of the profitability of the investments, which constitutes a major concern of EC policy. The main aim of this work is indeed to establish a methodology to assess the socio-economic impact of innovations developed within the framework of the European Project Capacity4rail. After a revision of the current practices on railway infrastructure project appraisal, the elaborated methodology is presented, highlighting what differentiates it from a common Cost-Benefits Analysis, in particular the solution to the scarcity and uncertainty of input data and the evaluation of capacity occupation and extreme events consequences in terms of delays. An example of application of the elaborated methodology to the Swedish part of the TEN-T Scandinavian-Mediterranean corridor is then presented. Eventually, inputs on further requirements and improvability of the approach developed are provided, in particular the extension of the approach to bigger sections of corridors is also considered, with regards to the necessary modifications.}
{pt=RTE-T, Capacity4Rail, Análise Custo-Benefício, Ocupação da Capacidade, Atrasos, Corredor Scan-Med, en=TEN-T, Capacity4Rail, Cost-Benefit Analysis, Capacity Occupation, Delays, Scan-Med corridor}

setembro 30, 2016, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar