Dissertação

{pt_PT=Interpretation of the results of static load tests on PLLN experimental piles} {} EVALUATED

{pt=A análise de ensaios de carga estática têm-se revelados essenciais no estudo do comportamento de estacas e são vários os autores que vêm tentando descrever o seu comportamento através de modelos teóricos. Face à complexidade de descrever estes elementos com apenas bases teóricas, são analisados modelos numéricos e experimentais em estacas cravadas e moldadas no solo exigente da Plataforma Logística de Lisboa. Devido à importância de uma modelação numérica no dimensionamento deste tipo de estruturas, é analisado um modelo numérico para cada tipo de estaca que são validados através do software PLAXIS 2D. Neste tipo de problemas é essencial para uma boa interpretação dos resultados, perceber a relevância da interface na modelação e de que forma esta pode condicionar os resultados obtidos. De forma a reproduzir os modelos teóricos e números de ambas as estacas, é feita uma análise de ensaios de caracterização geotécnica como ensaios de penetração standard e de cone. Os modelos reproduzidos são comparados com os resultados obtidos experimentalmente e pelas fórmulas teóricas. Apesar da quantidade de ensaios realizados ser satisfatória, por terem sido alcançados os valores de carga e deslocamento pretendidos, é necessário melhorar os modelos no ajuste das curvas carga-assentamento, principalmente na fase de descarga. Os resultados da estaca moldada mostraram, serem satisfatórios uma vez que reproduzem uma curva carga-assentamento próxima da curva real. No entanto, os resultados obtidos na modelação da estaca cravada mostraram ter algumas limitações, refletindo a dificuldade que existe em reproduzir todas as condicionantes deste modelo., en=The analysis of static load test is nowadays essential to understand the behaviour of piles and are there many authors trying to describe its behaviour under theoretical models. Realizing the challenge that is describing its behaviour only by theoretical models, on this thesis are described and analysed numerical an experimental model of driven and bored piles on the from Lisbon North logistics platform. Facing the importance of the numerical model on the design of such structures, it was analyzed one model for each pile using PLAXIS 2D software. On this kind of problem, it is essential to appreciate the role of the model’s interface and understand how it can influence the results. The classification of the soil is obtained by the use of simple tests as standard and cone penetration tests. The numerical models are then compared to the theoretical and experimental models. Although the load-displacement curves it is still possible to optimize the models, mostly for the unloading part. The bored pile reproduced quite well the model. However, the driving pile showed to be tough to reproduce, demonstrated all the complexity that it contains. }
{pt=Estaca, Ensaio de carga Estático, Carga axial, en=Pile; Static Load Test; Axial Load}

Janeiro 25, 2021, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Jaime Alberto dos Santos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado