Dissertação

{pt_PT=Reforço de Pontes Modulares do Tipo Bailey com recurso a sistemas de pré-esforço. Estudo numérico} {} EVALUATED

{pt=Na presente dissertação apresenta-se uma possível solução recorrendo a pré-esforço exterior da ponte militar Mabey Compact 200, na sua configuração DSHR2H ++, sujeita a uma sobrecarga militar significativamente mais elevada do que aquela que está documentada, potenciando assim a sua utilização por veículos de classe de carga militar (MLC) superior. A análise desta solução foi efetuada com recurso ao software ROBOT, no qual foi modelada a ponte, as cargas e o próprio sistema de pré-esforço. As verificações foram efetuadas também no software depois de tudo estar modelado, visto o programa conseguir fazer essa avaliação sem se proceder a cálculos manuais. A solução a que se chegou apenas garante uma análise ao ELU da Ponte Mabey, não contemplando verificação em serviço. O principal objetivo deste reforço era tentar instalar o sistema de pré-esforço exterior depois da ponte já estar montada, tentando não alterar qualquer elemento da superestrutura. No entanto verificou-se que haveria um perfil nas extremidades que não iria verificar a segurança para a posição na qual a viatura se encontra a meio vão. No mesmo sentido, analisou-se a posição mais desfavorável para o esforço transverso e também as diagonais não verificaram a segurança, tendo-se reforçado os respetivos perfis. Assim, recorrendo às ancoragens e selas de desvio modeladas no software ROBOT, e à troca dos perfis que não verificaram a segurança, conseguiu-se uma solução de pré-esforço que garante o aumento da capacidade de carga de veículos, para um mesmo vão., en=This dissertation presents a possible solution using external prestressing of the Mabey Compact 200 military bridge, in its DSHR2H ++ configuration, subject to a significantly higher military overload than that documented, thus enhancing its use by vehicles of higher military load class (MLC). The analysis of this solution was performed using the ROBOT software, in which the bridge, the loads and the prestressing system itself were modeled. The checks were also carried out on the software after everything had been modelled, as the program was able to do this evaluation without performing manual calculations. The solution arrived at only guarantees an analysis of the Mabey Bridge ELU, not including in-service verification. The main objective of this reinforcement was to try to install the external prestressing system after the bridge is already assembled, trying not to change any element of the superstructure. However, it was found that there would be a profile at the ends that would not check safety for the position in which the vehicle is in the middle of the bridge. In the same way, the most unfavourable position for the transverse effort was analysed and also the diagonals were not checked for safety and the respective profiles were reinforced. Thus, using the anchorages and deviation saddles modelled on the ROBOT software, and the exchange of the profiles that did not check safety, a prestressing solution was achieved that guarantees the increase in the load capacity of vehicles, for the same span.}
{pt=Ponte Militares, Reforço Estrutural, Pré-Esforço Exterior., en=Military Bridge, Structural Reinforcement, Exterior Pre-Stressing}

Janeiro 20, 2021, 17:30

Orientação

ORIENTADOR

João Carlos De Oliveira Fernandes de Almeida

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

António Carlos Guerreiro Morgado André

BERD. SA

Especialista