Dissertação

{pt_PT=Processos participativos: desafios e oportunidades para a prática de arquitetura no século XXI Os casos de estudo da Cooperativa Trabalhar com os 99% e dos Arquitectos de Cabecera} {} EVALUATED

{pt=A dissertação procura compreender em que medida as transformações socioculturais e políticas desafiaram a prática da arquitetura e fizeram questionar os princípios do movimento moderno na defesa e na luta pelo direito coletivo à cidade. Giancarlo De Carlo, Jane Jacobs e Henri Lefebvre são os autores de referência. A dissertação pretende também compreender a dimensão de participação na aprendizagem, na prática e na ética do arquiteto, lendo a arquitetura como uma disciplina eminentemente processual, em estreita relação com as ciências sociais, de modo a responder à condição humana de viver, interagir e participar em comunidade. Como casos de estudo, a dissertação analisa a Cooperativa Trabalhar com os 99% e os Arquitectos de Cabecera, investigando as suas bases teóricas, o seu percurso e os seus processos metodológicos. Pretende-se entender na atualidade os desafios e as oportunidades que são colocados à prática da arquitetura e do urbanismo, compreendendo a responsabilidade social e o compromisso político inerentes a uma prática arquitetónica participativa que aspira a uma transformação urbana e social. A dissertação procura assim contribuir para o entendimento de como o ensino e a prática da arquitetura podem contribuir para a edificação de uma cidade mais justa, igualitária e democrática., en=Sociocultural and political transformations defied the architectural practice and questioned the principles of the modern movement, in the defense and struggle for the collective right to the city. Giancarlo De Carlo, Jane Jacobs, and Henri Lefebvre are relevant authors on this subject. The aim of this dissertation is to understand the dimension of participation in the learning, practice, and ethics of the architect, reading architecture as an eminently procedural discipline in close relationship with social sciences, to respond to the human condition of living, interacting, and participating in communities. As case studies, the collectives Cooperativa Trabalhar com os 99% and Arquitectos de Cabecera are studied and analyzed regarding their theoretical bases, overall progress, and methodological processes. The purpose is to understand which challenges and opportunities are currently present in the practices of architecture and urbanism, recognizing the social responsibility and the political commitment inherent to a participative architectural practice that aspires to an urban and social transformation. This dissertation, therefore, seeks to contribute to the understanding of how the teaching and practice of architecture can contribute to the building of a more just, equal, and democratic city.}
{pt=arquitetura, participação, metodologia, ensino, política, en=architecture, participation, methodology, education, politics}

Janeiro 21, 2021, 11:0

Orientação

ORIENTADOR

Bárbara dos Santos Coutinho

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar Convidado