Dissertação

{pt_PT=Projeto de ensoleiramento geral combinado com pré-esforço e melhoramento do solo - aplicação ao caso de Hangares para aeronaves de grande porte} {} EVALUATED

{pt=Considerando a necessidade de manter o nível de atualização e operacionalidade dos meios aeronáuticos, a sua renovação assume um papel primordial na gestão das missões realizadas pela Força Aérea Portuguesa. Com a aquisição das aeronaves Embraer KC-390 Millennium, é necessário criar infraestruturas para satisfazer as necessidades de operação, como os hangares, que são infraestruturas destinadas ao parqueamento, à manutenção, à inspeção e à reparação de aeronaves. Na presente dissertação é desenvolvido um projeto para as fundações do hangar a construir na Base Aérea N.º 6 localizada no Montijo. Neste projeto, são estudadas as características do terreno de fundação no local de implantação da infraestrutura, tendo em vista a construção da laje do pavimento recorrendo a uma solução de ensoleiramento geral combinado com pré-esforço e melhoramento do solo. O dimensionamento e análise são efetuados tendo em consideração a regulamentação em vigor em Portugal, nomeadamente, Eurocódigos e os anexos nacionais respetivos. Ao longo da dissertação descreve-se a metodologia de análise do solo, realizada a partir dos ensaios geotécnicos (SPT e DPSH) executados para a caracterização dos parâmetros que simulam o comportamento do terreno. Posteriormente, são descritos os princípios adotados para a escolha da solução estrutural, quantificando as ações e combinações consideradas no dimensionamento, necessárias nas verificações de segurança da estrutura aos Estados Limites Últimos e de Utilização. Para proceder à análise do comportamento da estrutura de fundação, constituída pelo solo e pela laje de ensoleiramento geral, foram desenvolvidos modelos recorrendo ao programa de cálculo automático SAP2000®, amplamente utilizado em análise de estruturas., en=Considering the need to preserve the Portuguese Air Forces updating and operability levels, their aeronautical means’ renewal assumes a critical role in achieving their missions. The recent acquisition of Embraer KC-390 Millennium aircraft, urges the construction of infrastructures that comply with its operational needs. Among these infrastructures are the hangars, which allow aircrafts’ parking, maintenance, inspection, and repairing. In this dissertation is developed a project for the foundations of the future hangar to be built at Montijo Air Base. In this project, the characteristics of the soil for the structure construction are studied to build the pavement slab using a mat foundation solution combined with prestress and soil improvement. The structural design and analysis are carried out in compliance with regulations currently in use in Portugal, namely the European standards, Eurocodes, and the respective national annexes. Throughout this dissertation, it is described how the soil analysis was carried out from the geotechnical tests (SPT and DPSH) performed at the site to obtain the parameters that simulate the terrain’s response. Subsequently, the principles adopted for the structural solution’s choice are described, quantifying the design’s actions and their respective combinations, necessary in the structure’s safety checks to the Ultimate and Serviceability Limit States. The structural materials used in its several composing elements are also defined and described. It was developed a model of the structure soil foundations and slab using SAP2000®, a widely used software for structural analysis and design.}
{pt=Ensoleiramento, Fundações, Hangar, Pavimento, Pré-esforço, en=Mat foundation, Foundations, Hangar, Pavements, Prestress}

Janeiro 26, 2021, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

Jaime Alberto dos Santos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

Rui João Santos Campos e Ramos

Academia da Força Aérea

Docente Militar Especialista