Dissertação

{pt_PT=O Comportamento Humano na proximidade de instalações e operações ferroviárias. Implicações no dimensionamento das Intervenções} {} EVALUATED

{pt=Atualmente assiste-se a um novo aumento da sinistralidade nos atravessamentos da via férrea em território nacional, nomeadamente nas passagens de nível e em particular nos locais não autorizados, com um impacto significativo na gestão das operações ferroviárias, de que resulta anualmente elevados atrasos e penalizações de comboios. O gestor das infraestruturas rodoferroviárias em parceria com as autarquias tem procedido a avultados investimentos na supressão dos atravessamentos de nível e construção de passagens desniveladas, o que traduz uma estratégia no reforço da segurança. Ao longo desta dissertação pretende-se explicar, no âmbito dos atravessamentos da via férrea, quais os fundamentos básicos das operações ferroviárias, relacionando-os com o comportamento humano na proximidade do caminho de ferro, e a implicação no dimensionamento das intervenções, bem como analisar de que forma as acessibilidades promovidas e o fenómeno de intrusão afetam a gestão das operações ferroviárias. O estudo desta questão é pertinente na medida em que reflete tendências atuais cuja observação, compreensão e intervenção se pode traduzir numa importante ferramenta para assegurar uma melhoria continua na gestão das infraestruturas e mobilidade das pessoas na proximidade da via férrea. Em termos científicos, a dissertação constitui um contributo para o aprofundamento de conhecimentos na área da problemática dos atravessamentos ferroviários, apresentando um forte carácter interdisciplinar por estabelecer uma ligação entre as intervenções e o comportamento humano., en=Currently, there is a new increase in accident rates in the crossing of the railroad in Portugal, namely at level crossings and in particular in unauthorized places, with a significant impact on the management of railway operations, which results in high delays and penalties annually of trains. The manager of road and railway infrastructures in partnership with the municipalities has made major investments in the suppression of level crossings and the construction of uneven passages, which translates into a strategy to strengthen security. Throughout this dissertation, we intend to explain, in the context of railroad crossings, what are the basic foundations of railway operations, relating them to human behavior in the vicinity of the railway, and the implication in the dimensioning of interventions, as well as analyzing how the accessibility promoted and the phenomenon of intrusion affect the management of railway operations. The study of this issue is pertinent insofar as it reflects current trends whose observation, understanding and intervention can be translated into an important tool to ensure a continuous improvement in the management of infrastructure and the mobility of people in the vicinity of the railroad. In scientific terms, the dissertation constitutes a contribution to the deepening of knowledge in the area of railway crossings, presenting a strong interdisciplinary character as it establishes a link between interventions and human behavior. }
{pt=Infraestruturas ferroviárias, Segurança, Trespassing, Atravessamentos de Nível, Comportamento Humano, en=Railway Infrastructures, Safety, Trespassing, Grade Crossing, Human Behavior}

Outubro 22, 2020, 12:0

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar