Dissertação

{pt_PT=Construção Escolar no século XX em Portugal: Evolução do Espaço da Sala de Aula e do Laboratório no Edifício Liceal (1882-1978)} {} EVALUATED

{pt=A presente investigação permite caracterizar a evolução dos edifícios escolares destinados a liceus que foram projetados e construídos em Portugal entre o final do século XIX e a década de 1970, através da análise de variações e transformações de carácter dimensional e morfológico, ocorridas nos espaços letivos destinados à sala de aula e ao laboratório de química. Primeiramente apresenta-se uma breve descrição da evolução do ensino liceal em Portugal no século XX, consequente de práticas legislativas da época, politicas económicas e educativas, reformas no ensino ou até do regime político decorrente na época e a influencia da 2ª Guerra Mundial. Regista-se ainda a importância de entidades que contribuíram para a conceção escolar em Portugal: JAEES, JCETS e DGCE. Identificam-se um conjunto de dez casos de estudo que representam distintas épocas de conceção e construção ao longo do século XX e constituem a base de análise deste estudo. Para cada caso de estudo recorre-se à caracterização dos espaços relativos à sala de aula e ao laboratório de química através de um conjunto de parâmetros estabelecidos. Os dados são organizados em gráficos e tabelas permitindo uma análise interpretativa e comparativa. A análise permite a interpretação e compreensão da evolução das características espaciais, funcionais e construtivas dos espaços da sala de aula e do laboratório de química e o modo como a arquitetura destes espaços reflete métodos e práticas pedagógicas e estratégias politicas e educativas decorrentes ao longo do século XX. , en=The research aims at characterizing the evolution of school buildings for secondary education, which were designed and constructed in Portugal between the end of the XIX century and the 1970s, through the analysis of dimensional and morphological variations and transformations, occurred on the school spaces which were assigned to the classroom and the chemistry laboratory. First, it presents a brief description of the evolution of the high school education in Portugal during the XX century, influenced by legislative, political, economic and educational practices of the time, education reforms and even by the political system that prevailed at that time and the influence of the Second World War. It also distinguishes the importance of entities that contributed for the construction of schools in Portugal, such as JAEES, JCETS and DGCE. It is identified a set of ten cases that represents different times of conception and construction during the XX century. For each case of study, it was necessary to characterize the spaces related to the classroom and the chemistry laboratory through a set of established parameters. The information is organized in graphs and tables, allowing an interpretative and comparative analysis. The analysis allows the interpretation and comprehension of the evolution of spatial, functional and constructive features of the classroom and the chemistry laboratory, and how the architecture of these spaces reflects the pedagogical methods and practices, and the political and educational strategies emerging throughout the XX century. }
{pt=Arquitetura Escolar, Construção Escolar, Edifício Liceu, Sala de Aula, Laboratório de Química, en=School Building Architecture, School Construction, High School Building, Classroom, Chemistry Laboratory}

Outubro 20, 2020, 12:30

Orientação

ORIENTADOR

Maria Alexandra De Lacerda Nave Alegre

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar