Dissertação

{en_GB=Indoor air quality inside vehicle cabins while commuting in Lisbon } {} EVALUATED

{pt=Os individuos estão expostos a vários poluentes físico-químicos e biológicos que podem afectar à saúde. Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade do ar interior (QAI) durante movimentos pendulares em carros, autocarros e comboios em Lisboa para contribuir na avaliação de possíveis efeitos na saúde humana. Foram avaliados a matéria particulada (PM) com diâmetro menor que 1, 2,5 e 10 µm, carbono negro (BC), monóxido de carbono (CO), compostos orgânicos voláteis (VOCs) e dióxido de carbono (CO2) e formaldeído (CH2O). Nos carros o efeito da limpeza e três modos de ventilação: sem ventilação, ventilação média e ar condicionado (CA) foram avaliados. O total de bactérias e fungos foi estimado e isolados bacterianos identificados. A dose inalada em cada veículo foi estimada. Nos carros, o CA diminuiu a concentração de PM2,5-10 para 0,7 µg / m3, mas aumentou a concentração de BC para 4,1 µg / m3. O efeito da limpeza foi insignificante. A concentração de PM2,5 nos autocarros variou entre 8 - 73 µg / m3 e a concentração de BC foi de 4,5 µg / m3, semelhante aos carros. O CO2, VOCs e CH2O encontrados nos carros foram maiores sem ventilaçao. Nos comboios, as concentrações dos poluentes foram baixas, com exceção dos VOCs (2516 µg / m3). As cargas de fungos e bactérias foram maiores em comboios e autocarros. Neste estudo, o modo de ventilação foi identificado como o principal fator que afeta o IAQ. Além disso, foi possível fornecer uma perspectiva geral do QAI no transporte público. , en=Commuters may be exposed to a variety physicochemical and biological pollutants that could lead to adverse health effects. This study aims to evaluate the indoor air quality (IAQ) while commuting in cars, buses and trains in Lisbon to contribute in the assessment of possible effects on human health. Particulate matter (PM) with diameter lower than 1, 2.5 and 10 µm, black carbon (BC), carbon monoxide (CO), carbon dioxide (CO2) volatile organic compounds (VOCs) and formaldehyde (CH2O) were measured. In cars the effect of cleaning and three ventilation modes were evaluated: fan off, fan on and air-conditioning (AC). Total airborne bacteria and fungi were estimated, and bacterial isolates identified. The inhaled dose in each vehicle was estimated. In cars, the AC decreased the PM2.5-10 concentration to 0.7 µg/m3, but it increased BC concentration to 4.1 µg/m3. The effect of cleaning was negligible. PM2.5 concentration in buses ranged between 8 - 73 µg/m3, similar to cars under fan off condition. BC concentration in buses was 4.5 µg/m3 similar to cars with AC. CO2, VOCs and CH2O found in cars were higher under the fan off condition. In trains, the concentrations of all pollutants were low, with an exception of VOCs (2516 µg/m3). Fungi and bacterial loads were higher in trains and buses. In this study the ventilation mode was identified as the main factor affecting the IAQ. Additionally, it was possible to provide a general perspective of the IAQ in public transport. }
{pt=microbiota interior, Lisboa, avaliação da exposição, dose inalada, cabina do veículo, en=indoor microbiota, Lisbon, exposure assessment, inhaled dose, vehicle cabin}

Dezembro 4, 2019, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

Sandra Isabel Silva Damas Cabo Verde

Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN / IST)

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

Susana Marta Lopes Almeida

Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN)

Investigador Auxiliar