Dissertação

{pt_PT=Análise do desempenho económico-ambiental de estruturas de betão armado em edifícios escolares públicos} {} EVALUATED

{pt=Atualmente, verifica-se um interesse cada vez maior na integração do desempenho ambiental, económico e social de edifícios por forma a promover a sustentabilidade integrada do ambiente construído. Os tópicos relacionados com o ciclo de vida têm, gradualmente, vindo a ser integrados pelo setor da arquitetura, engenharia e construção (AEC), tendo em vista justificar os investimentos realizados em projetos de construção e a compreensão dos impactos resultantes, durante não só as fases de projeto e construção, como também as fases de uso e final do ciclo de vida. Seguindo as normas europeias EN 15643-2, EN 15643-4, EN 16627 e EN 15978, o presente trabalho obtém resultados das análises do desempenho económico e ambiental do ciclo de vida de edifícios que permitem a integrabilidade e comparabilidade entre estes. Este exercício parte de conhecimentos adquiridos com a revisão bibliográfica incidente na análise ao ciclo de vida, especificamente, na análise económica do ciclo de vida e na análise ambiental do ciclo de vida. Um método para análise do desempenho económico-ambiental é aplicado a um conjunto de edifícios escolares públicos, construídos entre 1948 e 1996 reabilitados pelo Parque Escolar Português (PEP) em 2008, considerando os trabalhos de construção nova e de reabilitação do ciclo de vida (CV) de cada edifício, num período de 10 anos. Esta análise incide no subsistema de estruturas de betão armado destes edifícios. Os resultados obtidos confirmam a aplicabilidade da metodologia desenvolvida e contribuem para o progresso do conhecimento na área, através do cálculo e disponibilização de indicadores de desempenho. , en=In the last couple decades, there is a rising interest within the research community to integrate the environmental, economic and social performance of buildings as a mean to set the foundations for a sustainable built environment. Lifecycle thinking has been gaining root within the AEC sector, with various studies aiming at modelling and estimating life cycle costs of buildings more accurately, in view of justifying investments in construction projects and understanding the impacts of these investments throughout not only the design and construction phases, but also in the use and end-of-live stages. Seeking to provide future endeavors with the means to integrate and compare the outputs of economic and environmental analysis of the life cycle of buildings, the study described in this paper follows the requirements of the international and European standards EN 15643-2, EN 15643-4, EN 16627 and EN 15978. Thus, this study builds itself upon state-of-the-art knowledge concerning Life Cycle Costing and Life Cycle Assessment. A method is devised and applied to a group of school buildings, firstly built in years ranging from 1948 to 1996 and refurbished by Parque Escolar Português (PEP) in 2008. This methodology considers the construction works and refurbishments scenarios comprised in a 10-year period and focuses on the structure subsystem related to the case study. The results obtained at the end of the analysis confirm the applicability of the methodology developed in this document and contribute to the progress in this field, through the calculation and disclosure of performance indicators. }
{pt=Desempenho económico, Desempenho ambiental, Estruturas de betão armado, Custos de ciclo de vida, Análise do ciclo de vida, Edifícios escolares públicos, en=Economic performance, Environmental performance, Reinforced Concrete, Life cycle cost, Life cycle assessment, Public school buildings}

Novembro 13, 2019, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Nuno Gonçalo Cordeiro Marques de Almeida

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Ana Filipa das Neves Rodrigues Marques Couto Salvado

Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Bolseira Pós-Doutoramento