Dissertação

{pt_PT=Recover policies to mitigate airline disruptions: case study of a European Airline} {} EVALUATED

{pt=Com milhares de passageiros a viajarem de avião, companhias aéreas podem ser uma grande fonte de atrasos. Este estudo tem como objetivo analisar as causas de atrasos e comparar as diferentes soluções para a recuperação destas irregularidades, considerando as três dimensões mais importantes: avião, tripulação e passageiros. Um software previamente desenvolvido para automatizar as recuperações de perturbações aéreas é usado para interpretar dados analíticos de um caso de estudo em uma companhia aérea Europeia de média dimensão. Um conjunto de indicadores são criados de forma a comparar estas soluções, focado numa recuperação integrada e equilibrada entre as três dimensões. As ações de recuperação são comparadas com base numa análise dos custos que influenciam estas soluções, com a introdução de um parámetro que quantifique a perceção de atraso na visão do passageiro. Ao comparar os diferentes custos e fatores que influenciam as ações de recuperação de atrasos, este estudo espera comparar as soluções que possam minimizar os custos associados aos atrasos, procurando manter a satisfação dos passageiros. Este parámetro pode ser estimado através da satisfação do passageiro, ao manter ou reduzir o peso que relaciona os outros custos da função de utilidade. Desta forma, este estudo considera as três dimensões mais importantes no problema de disrupções aéreas, incluindo uma variável que possa quantificar o efeito que a pontualidade tem na satisfação do cliente. As análises resultam em coeficientes com maior importância para a dimensão da tripulação, embora alguns dos resultados possam não representar a realidade de uma companhia aérea., en=With billions travelling by air, airlines can be a considerable source of delays. This study is aimed at analysing the causes of delays, as well as the different recovery solutions for the three most important dimensions within an airline: aircraft, crew and passengers. A software previously developed for automating the recovery process of irregular operations (Disruption Management) is used to interpret analytical data from a case study of a medium-sized European national airline. A set of indicators are established to compare the different recovery solutions. The most efficient integrated recovery actions are suggested by comparing the costs that have an impact in these solutions, with the introduction of passenger goodwill or quality costs. By comparing the different costs and factors that have an impact on the integrated recovery actions, this study expects to identify solutions that can minimize the costs associated with delays while maintaining customer satisfaction. The latter may be reached by introducing an indirect cost factor - passenger goodwill – whilst maintaining or reducing the weight of other direct costs in the utility function. The novelty of this study is the application of an integrated approach to evaluate and compare solutions for airline disruptions. Thus, the three most important dimensions are considered, also including the passenger goodwill, which are quality operational costs that represent the effect of punctuality on customer satisfaction. The analyses resulted in coefficients that give greater importance to the crew dimension. However, some of the results may not entirely represent the reality of an airline. }
{pt=Perturbações aéreas; soluções integradas, en=Disruption Management; Integrated approach}

Julho 10, 2019, 18:30

Orientação

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado

ORIENTADOR

Rui Manuel Moura de Carvalho Oliveira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado