Dissertação

{pt_PT=Ler o projecto. Uma reflexão sobre a prática e o conhecimento em arquitectura no estudo para o Campus da Alameda} {} EVALUATED

{pt=A presente investigação procura compreender uma possível proposta de Estrutura e Conteúdo para o Conhecimento em Arquitectura, a sua aplicação e consequente contributo para o conhecimento-base da disciplina. Como ponto de, pretende-se fazer um enquadramento teórico-metodológico a partir da obra de Vitruvius e a sua crítica. Neste sentido, desenvolve-se, enquanto resposta, uma proposta distinta baseada no conhecimento tácito e na prática da disciplina, a partir da obra de vários autores. Na consolidação desta disposição, recorre-se a um caso de estudo cujos dados são recolhidos a partir de um método de observação participada. O caso de estudo é o Estudo para o Campus da Alameda, Instituto Superior Técnico desenvolvido com uma equipa multidisciplinar que tem, enquanto Arquitecto Responsável, o Arq. João Pedro Falcão de Campos. A partir deste caso de estudo e da sua exposição ilustrativa e diagramática, é feita uma leitura do processo a partir das suas fases e das suas propostas de transformação. De seguida, é feita uma leitura através dos conceitos de Necessidades/Oportunidades, Análise, Operação, Avaliação e Transformações e apresentada as 10 propostas finais relativas ao caso. Formulam-se, em conclusão, observações derivadas das posturas de análise -into, -for e -through relativos à aplicação do quadro teórico-metodológico, do caso, da prática arquitectónica e do método de análise utilizado. Esta investigação assume um carácter experimental e exaustivo que tenciona observar a capacidade de aplicação do quadro teórico-metodológico e das leituras resultantes, pretende contribuir enquanto objecto documentativo do caso e contribuir para a continuidade de uma reflexão com antecedentes históricos., en=This research seeks to understand a possible proposal for the Structure and Content of Architectural Knowledge, its application and consequent contribution for the discipline’s knowledge-base. As a starting point, it is intended to develop a theoretical-methodological context from the work of Vitruvius and its critic. In this sense, it seeks the development, as an answer, of an alternative proposal based on the Tacit knowledge and the practice of the discipline, by assuming a group of different authors. To establish the setting of this stance, the application of this proposal resorts to a case study whose data are gathered through a method of participatory observation. The case study is the Study for the Campus da Alameda, Instituto Superior Técnico developed by a multi-disciplinary team whose leader Architect was Arch. Falcão de Campos. From this case study, readings are made from the process by its phases and its proposals. After, readings are made from the practice concepts of Necessities/Opportunities, Analysis, Operations, Evaluations and Transformations and the 10 final proposals are presented. In conclusion, it is described key point observations from the research methods of -for, -into and -through from the application of the theoretical-methodological framework, from the case study, from the architecture practice and analysis method. This research takes on an experimental character by exhaustion whose objective it to observe the applications’ capability of the theoretical-methodological proposal and the readings its enables, by seeking to contribute as a documentative object and to this historically important reflection. }
{pt=Conhecimento, Estrutura, Tácito, Conteúdo, Prática, en=Knowledge, Structure, Tacit, Content, Practice}

Novembro 16, 2018, 15:0

Orientação

ORIENTADOR

Teresa Frederica Tojal de Valsassina Heitor

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático