Dissertação

{pt_PT=Scenario-based Approach for Evaluating Efficiency Gains in Last-Mile Deliveries with Autonomous Vehicles using Discrete Events Simulation} {} APPROVED

{pt=Abordagem à base de cenários para avaliar ganhos de eficiência em entregas na última-milha com veículos autónomos, suportada por simulação de eventos discretos. O autor utilizou o software AnyLogic para simular cenários com veículos autónomos e tradicionais para computar 3 KPIs que definem a eficiência, no contexto deste trabalho. A comparação entre os resultados dos KPIs deverá revelar vantagens sobre a utilização de veículos autónomos para a entrega de mercadorias na última-milha em relação a veículos comerciais tradicionais., en=Scenario-based approach for evaluating efficiency gains in last-mile deliveries with autonomous vehicles using discrete events simulation. The author used AnyLogic for the simulation of scenarios that used autonomous and traditional vehicles in order to compute 3 KPIs that define efficiency in this exercise. The comparison between these KPIs should provide insight into the advantages of using last-mile delivery specific autonomous vehicles.}
{pt=Veículos Autónomos na última milha, Entregas na última-milha, Veículos Autónomos, Simulação de Eventos Discretos, Eficiência, en=Last-Mile Autonomous Vehicles, Last-Mile Deliveries, Autonomous Vehicles, Discrete Event Simulations, Efficiency}

Orientação

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado