Dissertação

{pt_PT=Solução estrutural em vigas de betão armado para apoio de caminho de rolamento de pontes rolantes em centrais hidroeléctricas em caverna} {} EVALUATED

{pt=Uma estrutura muito importante nas centrais hidroelétricas em caverna é a viga de apoio do caminho de rolamento de uma ponte rolante que irá ser utilizada para inúmeras tarefas, tanto durante a fase construtiva da central, como na fase definitiva. Esta dissertação focar-se-á sobre o estudo de uma solução em betão armado da viga de apoio tendo por base os dados de base (definição geométrica) de uma central em caverna já existente. Após quantificar as ações a que a estrutura vai estar sujeita, quantificou-se a força das ancoragens para a verificação de segurança na fase provisoria. Com esse valor determinado estudou-se o equilíbrio da seção transversal da viga aos vários casos de carga que vão ocorrer nesta fase. Na fase definitiva, após a construção do modelo de cálculo, dimensionou-se e verificou-se a segurança a todos os estados últimos relevantes. Como se trata de uma viga com uma seção com dimensões superiores ao que se encontra em estruturas de edifícios, realizou-se um estudo mais aprofundado à fendilhação, com recurso a um software específico, evitando assim as simplificações utilizadas nos cálculos pelos regulamentos. Foram também verificados a segurança dos pilares e da parede de suporte à viga, verificando que o seu dimensionamento é condicionado pelas suas dimensões, e consequentemente pela armadura mínima. Posteriormente, procedeu-se à realização de todos os desenhos das armaduras necessários à definição deste projeto., en=A very important structure in underground powerhouses is the support beam of the runway rail of a overhead travelling crane that will be used for numerous tasks, namely during the construction phase and in the final phase of the structure. This dissertation will focus on the study of a reinforced concrete solution of the support beam based on the geometric definition of an existing underground powerhouse. After quantifying the actions to which the structure will submitted, the amount of anchorages was quantified for the safety verifications in the construction phase. It is necessary to check the equilibrium of the cross section of the beam under several load cases that will occur in this phase. In the final phase, after the implementation of the calculation model, safety was verified to all the relevant ultimate limit state. As it is a beam with a cross-section with greater dimensions than that those found in buildings structures, the cracking was evaluated with detail, taking advantage of a specific software. The safety of the columns and wall supporting the beam have also been verified, ensuring that their dimensions are adequate, and that the design results in normal amounts of reinforcement. Subsequently, all the design of the required reinforcement was performed.}
{pt=Betão armado, ponte rolante, projeto de estruturas, centrais hidroelétricas em caverna., en=Reinforced concrete, bridge crane, structural design, underground powerhouses.}

Dezembro 18, 2017, 8:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Vaz Rodrigues

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Prof Auxiliar Convidado