Dissertação

{pt_PT=Capacity evaluation of a railway terminal using microsimulation: case study of freight village in Turin} {} EVALUATED

{pt=Maiores e mais complexas cadeias de transporte são consequência da crescente importância do transporte de mercadorias. Especificamente, o transporte intermodal surgiu como uma alternativa ao transporte rodoviário de longo curso visto que cria oportunidades para redução de custos, simultaneamente possibilitando a diminuição de emissões poluentes e tráfego rodoviário. Consequentemente, é importante obter níveis de serviço aceitáveis em infraestruturas dedicadas ao transporte intermodal para garantir o êxito desta modalidade. O objetivo desta dissertação é determinar a capacidade da plataforma multimodal de Turim, considerando futuras variações em termos das condições de procura com origem no Porto de Savona. O papel de plataformas multimodais e outros centros logísticos tem se tornado gradualmente mais substancial devido à atual saturação dos portos marítimos e consequente concentração em funções de movimentação. A literatura existente mostra que o sucesso do transporte intermodal depende fortemente no desempenho dos respetivos terminais. Tendo presente o objetivo, um modelo de simulação foi desenvolvido tendo por base a metodologia de eventos discretos. Este modelo visa a simulação das operações ferroviárias e de movimentação desempenhadas na plataforma multimodal. O efeito da variação de operações e número de recursos na capacidade é testado a partir da formulação de diversos cenários. A comparação dos diversos cenários permitiu compreender as ineficiências dos processos ferroviários e de movimentação de carga, consequentemente, permitindo concluir que as operações ferroviárias que utilizam a locomotiva representam o fator limitador. Adicionalmente, ao combinar diferentes condições operativas e número de recursos é possível compreender como estes afetam a capacidade e o desempenho global. , en=Increasingly significant freight transport had led to larger and more complex transport chains. More specifically, intermodal transport has arisen as a desirable alternative to long-haul road transport, as it creates opportunities for cost reduction and to decrease both polluting emissions and road congestion. Hence, achieving good levels of service in intermodal dedicated structures is of paramount importance for the success of this transport option. The global objective of this dissertation is to determine the capacity of the Freight Village of Turin. This is motivated by future changes in traffic demand, related with the neighboring Port of Savona-Vado. The role of freight villages and other logistics centers is becoming progressively more substantial with saturating sea ports focusing on handling operations. Existing literature shows success in intermodal transport highly depends on terminal performance. To fullfil the already mentioned objective, a simulation model was developed, based on discrete-event methodology, which simulates rail and handling operation inside the freight village. The model is then used to test several scenarios with the purpose of investigating variation in operation techniques and resources and the respective impact it has on comprehensive capacity. Confronting the tested scenarios allowed to comprehend the inefficiencies of both rail and handling processes, hence concluding that locomotive operation presents the most limiting factor. Furthermore, by combining different operation conditions and resources, it was possible to conclude how these affect final capacity and overall performance. }
{pt=Plataforma Multimodal, Modelação por Eventos Discretos, Capacidade, Transporte Intermodal, en=Freight Village, Discrete-event Modelling, Simulation; Capacity, Intermodal Transport}

Novembro 21, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Colaborador Docente

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar