Dissertação

{pt_PT=Concrete bridge design. Pont du Tiguelet, Fribourg - Technical Report} {} EVALUATED

{pt=Na presente dissertação apresenta-se o estudo e dimensionamento de um projecto de uma ponte. Considera-se importante a competitividade comercial da proposta. Inicialmente diferentes alternativas a implementar na “Pont du Tiguelet” (cantão de Friburgo, Suíça) serão avaliadas. Um simples estudo dessas mesmas alternativas será apresentado e de acordo com os critérios definidos, uma solução será adoptada. A solução escolhida é uma ponte Bowstring, que será dimensionada. O dimensionamento incluirá o tabuleiro da ponte, arco, pendurais, pilares e fundações. Todas as hipóteses e fórmulas devem ser convenientemente justificadas. O dimensionamento será realizado de acordo com o código SIA e será modelado num programa F.E.M (Robot Structural Analysis 2017). O projecto encontra-se dividido em três partes: Relatório Técnico, Memória Justificativa e Desenhos Técnicos. Todos os documentos se complementam. Devido ao limite de páginas imposto pelo IST, a Memória Justificativa não integrará a dissertação. O relatório entregue será, consequentemente, adaptado. O relatório apresentará o contexto em que se situa a ponte, as maiores restrições que se impõem, o projecto e seu dimensionamento e por último uma análise crítica sobre a solução adoptada. O projecto insere-se na fase denominada Projecto Base, para concurso. O autor tem o objectivo pessoal de realizar um documento que sirva como base para que os futuros estudantes compreendam as diversas etapas necessárias ao dimensionamento de uma ponte. É também um desejo do autor, ajudar a que sejam desenvolvidas melhores e mais completas dissertações neste tema. , en=The dissertation hereby presented is a joint work between IST and EPFL. The purpose of the following dissertation is to study and design a bridge project proposal. It is important to present a commercially competitive proposal. Initially, different alternatives possible to implement in “Pont du Tiguelet” (Fribourg canton, Switzerland) will be evaluated. A simplified study of the alternatives will be presented and in accordance with the criteria explained, a solution will be adopted. The solution chosen is a concrete Bowstring Bridge, which will then be fully designed. The design will include the bridge deck, arch, hangers, columns and, finally, foundations. All hypothesis and formulas shall be justified as in a commercial project. The design follows the SIA norms and a F.E.M. model (Robot Structural Analysis 2017) of the structure will serve as the basis for the design. The project is divided in three main parts: Technical Report, Design Calculations and Technical Drawings. All of the documents complement themselves. Due to the IST’s strict page limits, the Design Calculations will not be a part of the Masters dissertation. The report will be, therefore, adapted. The project is included in the “Avant-Project” phase, in Switzerland. The author’s aim is to provide a document for future students to use as a basis to fully comprehend the necessary steps when designing a bridge. This may save them precious time. It is also a personal wish to help other students and engineers to come, to develop better and more complete bridge design dissertations. }
{pt=Dimensionamento Ponte, Ponte Bowstring, Ponte rodoviária, Estabilidade do arco, en=Bridge design, Bowstring bridge, Tied-arch bridge, Road bridge, arch stability}

Outubro 27, 2017, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Carlos De Oliveira Fernandes de Almeida

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

Aurelio Muttoni

EPFL - École polytechnique fédérale de Lausanne

Professor