Dissertação

{pt_PT=Análise aos modelos de negócio de aeroportos. Caso de estudo da Europa} {} EVALUATED

{pt=A indústria aeroportuária sofreu grandes alterações nas últimas décadas. Os aeroportos que tinham apenas a função básica de plataformas de aterragem e descolagem de aeronaves, permitindo a transferência de passageiros e mercadorias entre dois pontos, transformaram-se em sistemas complexos com serviços complementares no interior dos seus terminais e nas áreas circundantes. A liberalização do mercado da aviação permitiu às companhias aéreas escolher as suas rotas e os seus mercados, criando uma maior competição entre aeroportos. Esta dissertação pretende estudar a realidade da indústria aeroportuária da Europa. Foi adotada a proposta de modelo de negócio de Osterwalder e Pigneur, a qual explica o funcionamento de uma empresa e o seu modo de operar. O modelo de negócio foi construído com base em variáveis sobre as quais pudessem, posteriormente, ser recolhidos dados para uma amostra de quarenta aeroportos. Esses aeroportos foram classificados e agrupados por meio de técnicas estatísticas e perante os resultados foi possível definir os modelos de negócio presentes que caracterizam a realidade europeia. As técnicas estatísticas usadas foram a análise fatorial e a análise de clusters. Os resultados obtidos permitiram definir cinco modelos de negócio diferentes, caracterizar as semelhanças e diferenças existentes e que aeroportos se regem por esses modelos. Foi possível, também, identificar, por meios das técnicas estatísticas usadas, os modelos de negócio da indústria aeroportuária referidos na literatura existente e a sua ligação às categorias de aeroportos: hub primário, hub secundário, aeroporto de negócios e aeroporto low-cost. , en=The airport industry suffered great changes in recent decades. The airport had only a basic function, which was to serve as a platform for aircraft landing and take-off, allowing the transfer of passengers and goods between two points. Recently it turned into a complex system with complementary services in its terminals and surrounding areas. The liberalization of the aviation market allowed the airlines to choose their routes and their markets, motivating greater competition amongst airports. This dissertation aims to study the airport industry in Europe. Thus, the proposal of Osterwalder and Pigneur’s business model was adopted, since it explains the way in which companies operate. The business model was built on the basis of variables, from which data could, subsequently, be collected for a sample of 40 airports. These airports were classified and grouped by means of statistical techniques and with the results it was possible to define the currently existent business models in Europe. The statistical techniques used were factor analysis and cluster analysis. The results obtained made it possible to define five different business models, characterize the existing similarities and differences and which airports follow these models. It was also possible, by means of the statistical techniques used, to identify the airport industry business models referred to in the existing literature and their connection to the airport categories: primary hub, secondary hub, business airport and low-cost airport. }
{pt=Modelos de negócio de aeroportos, Casos de estudo de aeroportos, Modelo de Osterwalder, en=Airport business model, Airport case studies, Osterwalder’s business model canvas}

Novembro 22, 2017, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Colaborador Docente

ORIENTADOR

Cristina Marta Castilho Pereira Santos Gomes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar