Dissertação

{pt_PT=Energy Design of a conceptual Autonomous Surface Vehicle (ASV)} {} EVALUATED

{pt=O objetivo desta tese é o estudo de um veículo autónomo de superfície (ASV) com especial foco nas suas especificações e limitações energéticas, de modo a avaliar hipótese de desenvolver um veículo que consiga executar diferentes missões e com elevada autonomia. Actualmente, estes veículos apresentam limitações na autonomia o que leva a um grande interesse em converter a energia das ondas, o maior recurso energético dos oceanos, em eletricidade para uso futuro durante as missões. Esta tese considerou um ASV cujo casco é um monocasco e equipado com diversos aparelhos de recolha de dados e dispositivos capazes de extrair energia de três recursos disponíveis no oceano: radiação solar, vento e ondas. Ao longo da dissertação, foram estudados os recursos disponíveis na costa atlântica da ZEE portuguesa, assim como a potencial energia extraída desses mesmos recursos e a velocidade a que o ASV conseguiria operar. O ASV dimensionado apresenta um monocasco, desenvolvido para operar no oceano e em águas agitadas, com 4,56 m de comprimento, 1,3 m de largura e altura de 0,7 m, capaz de navegar a velocidades de mais de 4 nós e com elevada capacidade de carga e energia para executar as diversas missões científicas. , en=The objective of this thesis is a study about an Autonomous Surface Vehicle (ASV) and its energy design and limitations in order to evaluate the hypothesis of having an ASV capable of performing different missions with high levels of autonomy. Nowadays, these vessels present limitations in the autonomy field which leads to a great interest in converting wave energy, the highest energy resource of the oceans into energy for later use on board during the missions. This dissertation considered a monohull ASV equipped with devices capable of extracting energy from three resources at the sea: solar radiation, wind and waves. During this dissertation, it was studied the resources available at the Portuguese EEZ as well as the potential energy extracted from those resources and the speed at which the ASV was able to operate. The studied ASV is a monohull, designed for open ocean and rough waters with 4,56 m length, 1,3 m width and 0,7 m height, capable of sailing at speeds of 4 Kt and with enough payload and power to execute the diverse scientific missions. }
{pt=Veículo Autónomo de Superfície (ASV), Energia, FLEUR, Monocasco, Zona Económica Exclusiva (ZEE), en=Autonomous Surface Vehicle (ASV), Energy, FLEUR, Monohull, Economic Exclusive Zone (EEZ)}

Junho 21, 2018, 9:30

Orientação

ORIENTADOR

António Bento Franco

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

António José Nunes de Almeida Sarmento

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Colaborador Docente