Dissertação

{pt_PT=Non-destrutive tests in roads and airfields - A study of the falling weight deflectometer} {} EVALUATED

{pt=O património rodoviário é um ativo de elevada importância no desenvolvimento das sociedades modernas e a sua qualidade geral desempenha um papel fundamental na segurança, economia, competitividade e sustentabilidade da circulação de pessoas e bens. A degradação dessa qualidade ao longo do tempo deve ser avaliada de forma a que as ações de conservação e reabilitação possam ser adequadamente planeadas para assegurar os padrões mínimos de qualidade especificados. No âmbito do estado dos pavimentos, são vários os indicadores estabelecidos na avaliação da qualidade. Em termos da avaliação estrutural, o defletómetro de impacto – Falling Weight Deflectometer (FWD) – é o ensaio não destrutivo mais utilizado na avaliação da capacidade de carga de pavimentos rodoviários e aeroportuários. Os resultados deste ensaio são da maior importância em vários contextos, como por exemplo na auscultação estrutural dos pavimentos existentes em obras de reabilitação de infraestruturas rodoviárias ou aeroportuárias. A presente dissertação tem como objetivos principais a avaliação da precisão e da incerteza das deflexões medidas no ensaio com o FWD e a análise da sua influência na qualidade de interpretação desses mesmos ensaios, ou seja, das características de deformabilidade dos pavimentos existentes obtidas por retroanálise, com vista à avaliação da sua qualidade estrutural e apoio ao projeto de reabilitação. , en=Road infrastructure is a high value asset in the development of modern society where its perceived quality translates into a fundamental role in security, economy, competitivity and sustainability of the free flow of people and goods. The gradual degradation of that quality through time should be evaluated in such a manner that maintenance and rehabilitation efforts can be timely planned and carried out to maintain its specified minimum quality requirements. In pavement condition assessment, there are several parameters that gauge pavement quality. The Falling Weight Deflectometer (FWD), is the main non-destructive testing equipment used to assess the bearing capacity of road and airfield pavements. This test’s results are very relevant in several contexts, for example, a survey for bearing capacity in existing road or airfield pavements requiring rehabilitation intervention. The present dissertation’s objective is to assess the precision and uncertainty performance in measuring deflection and to analyze its influence in the quality of results from the testing campaign, therefore assessing the structural capacity of existing pavements (backanalysis), in view to evaluate the structural quality and support a rehabilitation project. }
{pt=defletometro de impacto, pavimentos, repetibilidade, reprodutibilidade, incerteza, retroanálise, en=falling weight deflectometer, pavements, repeatability, reproducibility, uncertainty, backcalculation}

Novembro 8, 2017, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar