Dissertação

{pt_PT=Análise de impactos e risco operacionais de ameaças à segurança aeroportuária. Caso de estudo: Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa} {} EVALUATED

{pt=A elevada exigência da segurança atualmente praticada no contexto da interferência ilícita, em resposta a ameaças emergentes, vai de encontro à eficiência de operações aeroportuárias, na qual exerce forte pressão a tendência de crescimento dos volumes de tráfego. Perante essa problemática, a dissertação foca-se na estruturação e implementação de uma metodologia que permita detalhar e avaliar os impactos e riscos na rotina de partidas do terminal de passageiros, gerados por ameaças e consecutivos procedimentos de segurança, com o intuito de auxiliar a tomada de decisão na melhoria da eficiência dos processos, mantendo o nível de segurança exigido. O problema é abordado numa perspetiva semi-quantitativa e de causa-efeito, recorrendo à ferramenta de simulação Multipass, desenvolvida em parceria pela Thales e o ISCTE-UL. A modelação de variáveis e relações assenta sobre critérios e pressupostos transversais ao funcionamento de qualquer aeroporto, com vista a uma utilização universal. Quando tal não é possível, a modelação é particularizada para o caso do Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa. Em relação a esse caso de estudo, é efetuada uma análise de sensibilidade ao modelo, tendo como cenários a falha de equipamentos de raio-X no controlo de segurança e a redução da capacidade de processamento no check-in. Relativamente à redução de impactos e riscos críticos detetados na análise de sensibilidade, o reforço de capacidade como reação demonstra maior efetividade na recuperação de perturbações e de níveis de serviço, enquanto o planeamento mais folgado dos processos se destaca na prevenção de atrasos e do cancelamento de voos., en=The currently practiced high security requirements, in response to emerging threats, opposes to efficiency of airport operations, in which the growth trend of traffic volumes exerts strong pressure. Facing this problem, the dissertation focuses on structuring and implementing a methodology which allows detailing and evaluating impacts and risks in the departures routine inside the passenger’s terminal, generated by threats and consecutive security procedures, in order to assist the decision-making in improving processes efficiency while maintaining the required level of security. The problem is approached in a semi-quantitative and cause-effect perspective, using the Multipass simulation tool, which was developed by a partnership between Thales and ISCTE-UL. The modelling of variables and relations is based on criteria and assumptions that are transversal to the operation of any airport, pretending a universal use of the tool. When this is not possible, the modulation is particularized for the case of Terminal 1 of Lisbon Airport. In this case study, a sensitivity analysis is performed for the following scenarios: X-ray equipment failure in the security control and reduction of processing capacity at check-in. Relatively to the reduction of critical impacts and risks pointed out in the sensitivity analysis, the capacity reinforcement during a perturbation demonstrates a greater effectiveness in its recovery and service levels, while a freer process planning is highlighted in preventing delays and flight cancellations.}
{pt=Análise de Risco, Análise de Impactos Operacionais, Terminais Aeroportuários, Segurança no Transporte Aeroportuário, Simulação de fluxos de passageiros, en=Risk Analysis, Operational Impacts Analysis, Airport Terminals, Air Transportation Security, Passenger Flow Simulation}

Julho 11, 2017, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado