Dissertação

{pt_PT=Desempenho logístico de portos: análise comparativa} {} EVALUATED

{pt=O desempenho portuário é um tema cuja complexidade tem sido crescente devido ao facto de os portos funcionarem cada vez mais como nós de cadeias logísticas que operam à escala global. Um dos grandes desafios dos portos prende-se assim na avaliação do seu desempenho logístico. A presente dissertação tem como principal objetivo, elaborar uma análise comparativa do desempenho logístico dos principais portos portugueses focando-se na carga contentorizada. Assim, esta dissertação foi desenvolvida com intuito de conhecer como é medido o desempenho logístico de portos de forma a poder-se sugerir um modelo de avaliação que se adequasse a realidade portuária portuguesa e permitisse fazer a comparação desejada. Para o efeito, foi elaborada uma aprofundada revisão da literatura sobre técnicas de medição de desempenho, intervenientes na cadeia portuária, desempenho logístico e indicadores de desempenho portuário. O modelo de avaliação foi construído com recurso a baterias de indicadores de desempenho que tiveram como base a revisão da literatura elaborada. Apesar do propósito central do modelo de avaliação ser o desempenho logístico, foram incorporados neste alguns aspetos relacionados com a dimensão, capacidade e atividade do porto por serem aspetos potenciadores ou limitadores do desempenho logístico. Foi feita uma colheita de dados que permitiu alimentar a bateria de indicadores escolhida. Para alimentar o modelo, utilizaram-se dados dos portos de Lisboa, Leixões, Sines e Setúbal. Embora não se tenha conseguido alimentar a bateria de indicadores tanto como inicialmente desejado, resultaram da análise desta várias conclusões que podem ter utilidade para os portos portugueses. , en=Ports performance has become more complex due to the fact that ports work today as nodes of global logistics chains. One of the great challenges of ports it is how to measure their logistic performance. The main objective of this dissertation is to carry out a comparative analysis of the main Portuguese ports logistic performance focused on containerized cargo. Thus this dissertation was developed with the purpose of knowing how the ports logistic performance is being measured with the aim of suggesting an appropriate model to the Portuguese ports reality that allows to do the desired comparative analysis. In order to do that, an in-depth literature review on performance measurement approaches, port actors, logistic performance and port performance indicators was carried out. The evaluation model was built using a battery of performance indicators based on the literature review. Although logistic performance is the main purpose of the evaluation model, some aspects related to the size, capacity and activity of the port were also incorporated in this model since they are aspects that enhance or limit logistic performance Data gathering was made in order to feed the chosen performance indicators. To do that, it was used data from the main Portuguese ports (Lisbon, Leixões, Sines and Setúbal). Although it was not possible to gather data as much as desirable, the results from the analysis allow to reach several conclusions and that may be useful to the Portuguese ports. }
{pt=Análise Comparativa, Desempenho Logístico, Indicadores de Desempenho, Portos, Contentores, en=Análise Comparativa, Desempenho Logístico, Indicadores de Desempenho, Portos, Contentores}

Junho 30, 2017, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Manuel Moura de Carvalho Oliveira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado