Dissertação

{pt_PT=Caracterização das Infraestruturas para a Náutica de Recreio em Portugal. } {} EVALUATED

{pt=A sociedade do lazer construída na segunda metade do século XX tira partido das infraestruturas criadas para a náutica de recreio, tendo-se assistido em Portugal, ao desenvolvimento de um grande número de infraestruturas a partir da década de 70. O setor náutico revela-se complexo, em termos de abrangência territorial e diversificação das atividades associadas. Das mais tradicionais como a pesca desportiva e a construção naval, passando pelas inúmeras modalidades, e terminando na crescente representatividade da atividade turística, este setor tem-se assumido como uma alternativa considerável no que respeita à indução da atividade económica e à prática de atividades náuticas. Estes fatores têm provocado modificações significativas no papel desempenhado pelas marinas no contexto do sistema portuário regional, conduzindo-o a uma especialização funcional ao nível das infraestruturas, instalações e equipamentos. Nesta dissertação pretende-se a caracterização das infraestruturas de apoio à náutica de recreio em Portugal e a sua articulação com as políticas de ordenamento costeiro. Procura-se, complementarmente, avaliar o modo como estas infraestruturas alteraram as urbes ribeirinhas. As marinas de Cascais e Portimão foram escolhidas como casos de estudo para aplicação da metodologia proposta na prossecução dos objetivos definidos, por meio da análise descritiva e comparativa de entrevistas realizadas aos agentes da administração da marina e município. As marinas assumiram a sua importância no processo de dinamização das cidades de Cascais e Portimão ao promover uma melhor qualidade de vida dos cidadãos, dando resposta à procura atual e potencial, e ao proporcionar a prática de atividades náuticas de turismo, recreio e desporto. , en=The leisure sector, which was created in the second half of the 20th century, takes advantage of the infrastructure built to support pleasure craft. In Portugal, this major development wasn’t observed until the 1970’s. The nautical sector has proven to be increasingly complex, both in terms of territorial coverage and in diversification of associated activities. From the more traditional activities like sport fishing and shipbuilding, to the tourism growth, this sector has been contributing as an alternative to the promotion of economic activities and to the practice of leisure sports. These factors have been causing significant changes in the role played by marinas in the regional port system, leading to a functional specialization of the infrastructures, facilities and equipment. The main objective in this master’s thesis is to characterize the infrastructures built for sport and pleasure navigation in Portugal and its articulation with the coastal planning policies. In addition, it aims to assess in which way these infrastructures altered the riverfronts. The Cascais and Portimão marinas were chosen as case studies for the application of the proposed methodology by means of descriptive and comparative analysis of interviews to the marina administration and municipality experts. Marinas have been assuming their role in the promotion of the cities of Cascais and Portimão by increasing the quality of life, responding to the increasing demand of the public and enabling the practice of nautical tourism, leisure and sport activities. }
{pt=Infraestruturas portuárias, Náutica de recreio, Marinas, Urbes ribeirinhas, en=Port infrastructures, Recreational nautical, Marinas, Riverside areas}

Janeiro 11, 2017, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Alexandre Trigo Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado