Dissertação

{pt_PT=Estudo da metodologia de verificação indirecta de abertura de fendas} {} EVALUATED

{pt=No que respeita à fendilhação, a norma europeia EC2 propõe um cálculo mais rigoroso, através de expressões numéricas, e outro mais expedito, com recurso a quadros onde se indicam diâmetros e espaçamentos máximos dos varões, dependentes da tensão de serviço no aço, que garantem, por si só, a verificação da segurança do ponto de vista do controlo das aberturas de fendas. O objetivo desta dissertação incide, essencialmente, na análise e verificação do controlo indireto da fendilhação e perceber em que medida os quadros propostos são adequados, considerando a diferença entre situações em que os efeitos das cargas ou das deformações impostas são preponderantes. Com este objetivo, são realizadas diversas análises de cálculo das aberturas de fendas pelo cálculo direto para aferir os dados do controlo indireto para o caso das deformações impostas e cargas aplicadas, fazendo-se, ainda, a diferenciação entre flexão e tração. Vários estudos paramétricos são desenvolvidos. Com as análises realizadas, concluiu-se que a principal variável para a escolha de uma determinada pormenorização é, como se poderia esperar, a tensão de serviço no aço. No entanto, na aplicação das disposições de cálculo indireto, concluiu-se, em geral, que os quadros no EC2 estão balizados para as situações de deformação imposta, ou seja, para percentagens de armadura moderadas, sendo conservativos para situações de maiores percentagens de armadura, casos correntes em situações de preponderância da ação de cargas. Esta conclusão é mais significativa para o caso da flexão simples comparaticamente à tração pura., en=The phenomenon of crack is present ever since reinforced concrete was first used in civil engineering. Cracking may either be a consequence of the applied loads or of the imposed deformations in the structure due to temperature variations and shrinkage of the concrete components. Nowadays, European Standard (Eurocode 2 – “Design of concrete structures”) is used, which allows for a more accurate calculation using numerical expressions and another one, less demanding, with the use of tables, in which maximum bar diameters and maximum bar spacing to adopt are indicated, depending on the working stress present on steel. The aim of this thesis focuses mainly on the analysis and verification of indirect control of cracking and realizes in which situations these data should be applied. In this way, multiple analysis scenarios are conducted to understand the accuracy of the indirect control data for the case of imposed deformations and applied loads, making the differentiation between bending stress and traction. By analyzing the frames of the indirect control of cracking it is concluded that “the only variable of interest for choosing a particular detail is the working stress on the steel”. Through the analysis in this thesis, it is clear that this statement is not entirely correct. The results in the tables of indirect control were done for a reinforcement area similar to the minimum one. This fact is more evident for structures subjected to bending stress than to axial forces.}
{pt=Fendilhação, Abertura de fendas, Cargas aplicadas, Deformações impostas, Eurocódigo 2, Área de armadura mínima., en=Cracking, Crack width, Applied loads, Imposed deformations, Eurocode 2, Minimum reinforcement area.}

novembro 24, 2016, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel De Matos Noronha da Câmara

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado