Dissertação

{pt_PT=Estudo de viabilidade da aplicação de coberturas e fachadas verdes na estação ferroviária de Entrecampos} {} EVALUATED

{pt=As infraestruturas verdes têm sido propostas para alcançar ambientes urbanos mais sustentáveis, não só em edifícios como em infraestruturas de transporte, respondendo a necessidades/problemas estéticos, de desconforto ou subaproveitamento de espaços. No entanto, a variabilidade/discussão acerca da viabilidade destas soluções, sugere a necessidade de análises custo-benefício (ACB). Esta dissertação propõe uma metodologia para avaliação da viabilidade da instalação de coberturas/fachadas verdes em infraestruturas de transporte, recorrendo às análises financeira (AF), económica (AE) e socioambiental (AS) associadas às dimensões “infraestrutura”, “utilizador” e “envolvente”. Na infraestrutura, consideram-se custos de instalação, manutenção e substituição/demolição e benefícios provenientes da maior eficiência dos painéis fotovoltaicos (AF), valorização da infraestrutura, melhoria estética, criação de espaços (AE) e criação de emprego (AS). Na valorização do utilizador, considera-se o aumento da sua satisfação (AE), a atenuação do ruído interior e a melhoria da qualidade do ar (AS). A envolvente é valorizada pela atenuação do ruído exterior e pela retenção da água pluvial (AS). A metodologia é aplicada à estação ferroviária de Entrecampos, Lisboa, para cinco cenários com infraestruturas verdes, comparativamente à sua situação atual. A ACB demonstra, a 50 anos e taxa de atualização de 3,36%, a viabilidade económica e socioambiental de todos os cenários avaliados, com valores atuais líquidos (VAL) entre 372.351,19€ e 7.697.009,07€ e entre 734.524,39€ e 7.726.612,99€, respetivamente, com perdas financeiras de 3.005,79€ a 1.040946,23€. Parâmetros como as taxas de atualização e inflação, criação de espaços, estética, satisfação e atenuação do ruído interior revelam ter um impacto significativo sobre o VAL, entre 1,5 a 9%., en=Green roofs and living walls are considered effective solutions to improve the environmental integrity of urbanized areas. Nowadays, proposals arise not only for buildings but also for transport infrastructures which have needs/problems they can respond to (aesthetic problems, discomfort or non-use of several spaces). However, there are variability/discussion about their feasibility, hence the need of cost-benefit analyses (CBA). This study presents a methodological approach to discuss the feasibility of greening urban transport infrastructures by performing the CBA separately for financial (FA), economic (EA) and socioenvironmental (SA) analysis. Besides, infrastructure, user and environmental dimensions are assessed independently. Infrastructure dimension considers construction, maintenance and replacement/demolition costs and benefits as improvement of photovoltaic performance (FA), increase of aesthetics and recreation value (EA) and job creation (SA). User’s value dimension includes well-being (EA), station’s noise reduction and air pollution removal (SA). Environmental dimension reflects noise reduction and benefits related to storm water management (SA). The methodology is applied to Entrecampos Railway Station, in Lisbon, Portugal. Five different scenarios of green infrastructures are compared with station’s current situation. The CBA demonstrated that all five greening scenarios are economically and socioenvironmentally feasible. For 50 years and a 3.36% discount rate, the net present value (NPV) ranged between 372,351.19€ and 7,697,009.07€ (EA) and between 734,524.39€ and 7,726,612.99€ (SA), with financial losses out 3.005,79€ to 1.040946,23€. The sensitivity analysis performed to the CBA shows the high influence of discount and inflation rates, recreation, aesthetics, well-being and station’s noise reduction on the NPV value, ranging from 1.5 to 9%.}
{pt=Coberturas/fachadas verdes, Análise custo-benefício, Infraestruturas de transporte, Estação ferroviária, en=Green roofs/walls, Cost-Benefit Analysis, Transport infrastructures, Rail station}

junho 26, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Cristina De Oliveira Matos Silva

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Patrícia Alexandra Afonso Dinis Ferreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar